Rally: Equipe Salvini Racing tem bom aproveitamento na Copa RallySP

Carlos Salvini, Weidner Moreira e Fernando Chwaigert enfrentaram problemas mecânicos durante o Rally da Cana, e ainda assim, contabilizaram pontos importantes rumo a conquista do tÁ­tulo.

Profissionalismo e paixão pelo off-road é o que move a equipe Salvini Racing, que em pleno feriado da Páscoa trocou o aconchego da famÁ­lia e viajou de Petrópolis, RJ, para Pirassununga, interior de São Paulo, para participar do 3º Rally da Cana, que computou pontos para as 3ª e 4ª etapas da Copa RallySP.

Compondo um grid de 29 equipes, o piloto Carlos Salvini, o navegador Weidner Moreira e o co-piloto Fernando Chwaigert viveram momentos de tensão durante a disputa. Na prova de sexta-feira, que teve 105 quilÁ´metros de especiais -, o câmbio do caminhão Mercedes-Benz Atego apresentou problemas na 4ª marcha. “A prova foi muito rápida, com longos estradões onde era possÁ­vel alcançar os 150 km/h. Desta forma, fica complicado brigar pela vitória, pois o veÁ­culo perde rendimento ao trocar a 3ª direto para a 5ª marcha”, explicou o piloto Salvini.

O roteiro exigiu da pilotagem, da navegação e do equipamento. Com várias lombadas que proporcionaram grandes saltos em piso arenoso (e Á s vezes de chão batido), os pilotos tiveram de aplicar muita técnica para fazer as diversas curvas ao longo do caminho sem perder tempo. “Principalmente nas curvas que a retomada do caminhão ficava extremamente comprometida pela quebra da marcha”, enfatizou Moreira. Chwaigert fez um reparo na peça para que o trio pudesse prosseguir no certame, mas mesmo assim, não foi o suficiente para obter um bom desempenho. O resultado foi o 4º lugar do dia.

No sábado, os participantes decidiram participar da 4ª etapa com outro caminhão – um Mercedes-Benz AGL, motor 366 de 230 cavalos – a fim de evitar maiores estragos no Atego. Com piso de caracterÁ­sticas semelhantes ao encontrados na disputa anterior, os competidores seguiram determinados e conquistaram o 2º lugar da etapa, e na geral do Rally da Cana, ficaram com a 4ª posição. “Estamos preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Tudo o que estiver ao nosso alcance para continuarmos numa competição, será feito sem medir esforços”, disse o experiente Salvini. “Já vivi de tudo nesses 44 anos de automobilismo e raras foram as vezes que fomos obrigados a voltar para casa antes da hora”, completou.

A Salvini Racing somou 12 pontos na classificação geral da Copa RallySP, e agora permanece em terceiro lugar, confiantes na conquista do tÁ­tulo da temporada 2008. Em primeiro lugar segue Amable Barrasa e José Papacena, e em segundo, André Azevedo e Maykel Justo.

A equipe terá pouco tempo de descanso, pois no dia 12 de abril eles têm compromisso em Pomerode, SC, onde disputarão a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country.