Rally: Facco e Deusdará vencem a última especial e terminam Velopioceará com missão cumprida

rova da modalidade de Cross Country de Velocidade, do Piocerá 2009, exigiu resistência, técnica e determinação das equipes que cruzaram a linha de chegada na noite de sábado (31))no Ceará e a equipe Acelera Siriema foi uma delas.

Erosões, trial, curvas, trechos sinuosos, serra, abismos, atoleiros e ainda o forte calor nordestino formaram parte do cenário do Velopiocerá 2009, que chegou ao fim no inÁ­cio da noite de sábado (31) na praia de Cumbuco, no litoral cearense. Após quatro etapas, ou seja, quatro provas diferentes dentro do mesmo rali que teve inÁ­cio na quarta (28) em Teresina no PiauÁ­, os competidores cruzaram a linha de chegada vitoriosos por concluir este desafio.

Luiz Facco e Silvio Deusdará, da equipe Acelera Siriema, foram os mais rápidos da quarta e última especial, considerada uma das mais exaustivas da prova. A dupla concluiu o trecho cronometrado de 148 quilÁ´metros em 2h10m38s entre os municÁ­pios de Forquilha e Tejuçuoca. No total foram percorridos 333 quilÁ´metros no dia.

“Houve trechos de alta que atingimos 155km/h, mas foi uma especial que trabalhamos bastante com trechos travados, muita pedra solta, lama e ainda entradas escondidas pelo percurso. Mas no geral foi uma etapa muito gostosa e novamente como no primeiro e segundo dias, o conjunto esteve perfeito”, explica Facco.

O resultado promissor do último dia, aliado aos bons resultados da primeira e segunda etapas, não foram suficientes para compensar a penalização de 3h30 sofrida na etapa 3 por não concluÁ­rem a especial no tempo previsto, devido a uma peça do carro que os deixou na mão. A dupla manteve nos dois primeiros dias a segunda posição na Super Production e a terceiro lugar na geral e mostrou potencial para brigar pelo tÁ­tulo. Ainda assim, finalizaram o Velopiocerá na sexta posição da categoria.

Se o incidente tivesse acontecido nos dois primeiros dias, a equipe tinha chances de se recuperar, porque a penalização aumentou somente a partir do terceiro dia de prova, mudando algumas regras. No entanto, isto não abateu a dupla que teve uma avaliação muito satisfatória do desempenho e concluiu o Velopiocerá com missão cumprida.

Deusdará que entrou Á s pressas na equipe no dia da largada (28) para substituir o navegador Walace Von Schmidt, elogia o bom aproveitamento e sintonia com o piloto. “Oportunidade única para mim e fiquei muito satisfeito em poder ajudar a equipe e correr com o Facco. Foi sensacional e acima das minhas expectativas nosso entrosamento logo nos primeiros quilÁ´metros, sua pilotagem, os resultados positivos que obtivemos nas três etapas e todo o conjunto. Bom demais, só tenho a agradecer o convite”, diz o navegador cearense.

O piloto paulista que estreou no Velopiocerá nesta edição sai da prova bem animado para a temporada dos Campeonatos Paulista e Brasileiro de Cross Country, que têm inÁ­cio em março. “O aproveitamento foi muito positivo. Já na primeira prova do ano o desempenho do carro foi fantástico, fizemos alguns acertos e é super motivador pilotar um carro que corresponde Á s expectativas. Sem falar da experiência de conhecer o trabalho do Silvio. Além da boa sintonia, ele é tranquilo, equilibrado e um navegador nota 10, nos ajudou muito e foi um prazer tê-lo na equipe nesta prova”, finaliza Facco, que neste ano disputará os campeonatos pela categoria Super Production e com uma Mitsubishi L200 RS.

Velopiocerá 2009- Foram 1.200 quilÁ´metros de percurso entre PiauÁ­ e Ceará, dos quais cerca de 460 de trechos cronometrados (reduzidos em três dos quatro dias de prova), quebras que deixaram alguns pelo caminho, mas de muita adrenalina e alta velocidade. Apesar do calor intenso que castigou os competidores, a chuva também apareceu por lá, dando mais emoção e formando grandes atoleiros. O Velopiocerá, modalidade Cross Country está há apenas três anos dentro do Piocerá, considerada a maior prova de rali de regularidade da América Latina com 22 anos de tradição. Com largadas alternadas a cada ano nos dois estados, a próxima edição se chamará Cerapió, pois começa no estado cearense e sempre nos anos pares.

Facco e Deusdará têm no currÁ­culo várias participações no Rally dos Sertões, RN 1500 e demais campeonatos da modalidade na temporada. Por esta razão, elogiaram a trilha e a pista prazerosa e as belas paisagens proporcionadas na prova, mas ressaltam que alguns detalhes podem ser modificados para o Velopiocerá se tornar cada vez melhor, como o fator segurança e uma boa planilha. Desta forma, a prova se consolidará no calendário de Cross Country e atrairá cada vez mais competidores de outros estados e até de outros paÁ­ses.

“Nos deparamos com diversos problemas de segurança e falhas importantes na planilha. Mas o que chamou a atenção foi o fato de o diretor de prova não ter acatado as sugestões dos competidores ao longo das etapas, como geralmente acontece em outras provas”, finaliza Facco que disputa vários campeonatos ao longo do ano e foi campeão do RN1500 em 2008 (Production) e Campeão Brasileiro de Rally Cross Country 2007 (Production Diesel).

Os Campeões do Velopiocerá 2009 foram nas respectivas categorias: Armando Bispo/Robleto Nicoletti (Production), Roberto Correa/Solon Mendes (Protótipo) e Reinando Iglesias/Rogério Medeiros (Super Production).