O Piocerá 2009 foi uma prova com muitas variáveis de terreno e clima. Muito calor e chuva se alternaram em meio a trilhas travadas e sinuosas, com direito a trechos de trial, e serra com abismos e atoleiros. Devido a estas variáveis, foram constantes as reduções dos trechos cronometrados. Assim, dos 600 quilÁ´metros inicialmente previstos, foram válidos quase 450.
O último dia de prova aconteceu entre as cidades de Sobral e Tejuçuoca, CE. Com 148 quilÁ´metros a especial do último dia de prova ofereceu aos competidores um dia exaustivo, com muitas pedras em uma pista rápida, com terra batida e curvas perigosas com difÁcil visibilidade. Até então, Riamburgo Ximenes e Stanger Eller, mesmo em fase de adaptação ao novo carro, venceram o prólogo e duas das quatros etapas do Piocerá 2009 e lideravam na classificação geral até que, o inacreditável aconteceu.
“Estávamos conscientes de que a especial entre Sobral e Tejuçuoca deveria ser bem trabalhada e administrada. Eram os 148 quilÁ´metros finais da prova, a liderança na geral era nossa e administrávamos a vitória quando quebrou o diferencial dianteiro. Redobramos o cuidado, porque mesmo sem termos o 4×4, conseguirÁamos seguir e tÁnhamos margem de tempo para administrar, até que, a apenas 7 quilÁ´metros de cruzarmos a linha de chegada, perdemos também o diferencial dianteiro e isso tornou impossÁvel prosseguirmos”, explica Ximenes.
Riamburgo estava a apenas 7 quilÁ´metros da conquista do seu heptacampeonato na competição, quando problemas no diferencial da sua EvoProm o obrigaram a parar e mais uma vez, ver a vitória lhe escapar. Há um ano atrás, no Cerapió 2008, Riamburgo Ximenes e Stanger Eller lideravam a competição na geral e estavam a apenas 18 quilÁ´metros da vitória quando seu carro quebrou e deu Á eles a decepção do “quase conseguir”. Um ano se passou, e digerir uma situação como esta continua sendo uma tarefa difÁcil.
“Quando você percebe que acabou ali, que não há nada que você possa fazer para mudar aquela situação, é difÁcil lidar com o desapontamento e a tristeza que te invade e tudo isso toma conta de você. Mas, corridas são cheias de riscos e situações que podem nos surpreender sempre. Amo o rali porque quando venço supero todas as variáveis e obstáculos que se opõem Á vitória. Sei que eu e Stanger fizemos o nosso melhor e que toda máquina, por mais preparada que seja, está sujeita a esse tipo de situação. Por tudo isso faço questão de parabenizar Reinaldo Iglesias e Rogério Medeiros pela bela prova e por serem concorrentes tão honrados, que mesmo sendo beneficiados com a nossa quebra, conquistaram a vitória na geral nos rebocando até a chegada”, desabafou Riamburgo na chegada da especial.
Para 2009, o calendário da dupla cearense esta cheio de desafios. Depois de 5 anos longe do Campeonato Brasileiro, Riamburgo Ximenes volta a competição este ano ao lado do seu navegador Stanger Eller, os dois representarão o Ceará também no Rally Internacional dos Sertões. O Campeonato Brasileiro terá inÁcio no dia 15 de março, em Barretos , SP.
“A decepção do Piocerá só nos motiva para buscar novos tÁtulos para 2009. Estaremos competindo de igual para igual com as melhores duplas do paÁs. Em Barretos estrearemos com uma nova equipe e vamos em busca de importantes vitórias para o Ceará”, declara Stanger.
Na velocidade, a vitória do Piocerá 2009 na geral foi para a dupla Reinaldo Iglesias/ Rogério de Natal, RN. Mesmo com os problemas na última especial, Ximenes/Eller fechou a edição deste ano em 2º lugar na Categoria Protótipos e 5º na geral.
Confira a classificação Final Geral:
1º Reinaldo Luis Iglesias/ Rogerio Medeiros Silva – 07h06min37,2
2º Regis Braga Maia/ Ana Carolina Sena – 07h24min37,8
3º Luciano Ferreira Lima/ Neurivan Calado – 07h26min42,6
4º Roberto Correa/ Solon Mendes – 07h30min58,2
5º Riamburgo Ximenes/ Stanger Eler – 07h33min14,1
Classificação Final Categoria Protótipo:
1º Roberto Correa/ Solon Mendes – 07h30min58,2
2º Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller – 07h33min14,1
3º Cleber Rodrigues Rosa/ Eduardo Rebouças – 08h0min28,8