Rally: Riamburgo Ximenes e Stanger Eller quebram Á  7 quilÁ´metros da linha de chegada e perdem o tÁ­tulo

O Piocerá 2009 foi uma prova com muitas variáveis de terreno e clima. Muito calor e chuva se alternaram em meio a trilhas travadas e sinuosas, com direito a trechos de trial, e serra com abismos e atoleiros. Devido a estas variáveis, foram constantes as reduções dos trechos cronometrados. Assim, dos 600 quilÁ´metros inicialmente previstos, foram válidos quase 450.

O último dia de prova aconteceu entre as cidades de Sobral e Tejuçuoca, CE. Com 148 quilÁ´metros a especial do último dia de prova ofereceu aos competidores um dia exaustivo, com muitas pedras em uma pista rápida, com terra batida e curvas perigosas com difÁ­cil visibilidade. Até então, Riamburgo Ximenes e Stanger Eller, mesmo em fase de adaptação ao novo carro, venceram o prólogo e duas das quatros etapas do Piocerá 2009 e lideravam na classificação geral até que, o inacreditável aconteceu.

“Estávamos conscientes de que a especial entre Sobral e Tejuçuoca deveria ser bem trabalhada e administrada. Eram os 148 quilÁ´metros finais da prova, a liderança na geral era nossa e administrávamos a vitória quando quebrou o diferencial dianteiro. Redobramos o cuidado, porque mesmo sem termos o 4×4, conseguirÁ­amos seguir e tÁ­nhamos margem de tempo para administrar, até que, a apenas 7 quilÁ´metros de cruzarmos a linha de chegada, perdemos também o diferencial dianteiro e isso tornou impossÁ­vel prosseguirmos”, explica Ximenes.

Riamburgo estava a apenas 7 quilÁ´metros da conquista do seu heptacampeonato na competição, quando problemas no diferencial da sua EvoProm o obrigaram a parar e mais uma vez, ver a vitória lhe escapar. Há um ano atrás, no Cerapió 2008, Riamburgo Ximenes e Stanger Eller lideravam a competição na geral e estavam a apenas 18 quilÁ´metros da vitória quando seu carro quebrou e deu Á  eles a decepção do “quase conseguir”. Um ano se passou, e digerir uma situação como esta continua sendo uma tarefa difÁ­cil.

“Quando você percebe que acabou ali, que não há nada que você possa fazer para mudar aquela situação, é difÁ­cil lidar com o desapontamento e a tristeza que te invade e tudo isso toma conta de você. Mas, corridas são cheias de riscos e situações que podem nos surpreender sempre. Amo o rali porque quando venço supero todas as variáveis e obstáculos que se opõem Á  vitória. Sei que eu e Stanger fizemos o nosso melhor e que toda máquina, por mais preparada que seja, está sujeita a esse tipo de situação. Por tudo isso faço questão de parabenizar Reinaldo Iglesias e Rogério Medeiros pela bela prova e por serem concorrentes tão honrados, que mesmo sendo beneficiados com a nossa quebra, conquistaram a vitória na geral nos rebocando até a chegada”, desabafou Riamburgo na chegada da especial.

Para 2009, o calendário da dupla cearense esta cheio de desafios. Depois de 5 anos longe do Campeonato Brasileiro, Riamburgo Ximenes volta a competição este ano ao lado do seu navegador Stanger Eller, os dois representarão o Ceará também no Rally Internacional dos Sertões. O Campeonato Brasileiro terá inÁ­cio no dia 15 de março, em Barretos , SP.

“A decepção do Piocerá só nos motiva para buscar novos tÁ­tulos para 2009. Estaremos competindo de igual para igual com as melhores duplas do paÁ­s. Em Barretos estrearemos com uma nova equipe e vamos em busca de importantes vitórias para o Ceará”, declara Stanger.

Na velocidade, a vitória do Piocerá 2009 na geral foi para a dupla Reinaldo Iglesias/ Rogério de Natal, RN. Mesmo com os problemas na última especial, Ximenes/Eller fechou a edição deste ano em 2º lugar na Categoria Protótipos e 5º na geral.

Confira a classificação Final Geral:

1º Reinaldo Luis Iglesias/ Rogerio Medeiros Silva  – 07h06min37,2
2º Regis Braga Maia/ Ana Carolina Sena –  07h24min37,8
3º Luciano Ferreira Lima/ Neurivan Calado – 07h26min42,6
4º Roberto  Correa/ Solon Mendes – 07h30min58,2
5º Riamburgo Ximenes/ Stanger Eler  – 07h33min14,1

Classificação Final Categoria Protótipo:

1º Roberto  Correa/ Solon Mendes – 07h30min58,2
2º Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller – 07h33min14,1
3º Cleber Rodrigues Rosa/ Eduardo Rebouças – 08h0min28,8