Rally: Niterói Rally Team se classifica para a Copa Brasil Off-Road

Ricardo Barra e Ronald Leis ficam entre os dez primeiros colocados no 6º Rally Caminho Novo Blindex Off-Road e conquistam uma vaga para a Copa Brasil Off-Road. A dupla estará junto das maiores feras do off-road nacional para disputar o título do Brasileiro de rali de regularidade.

Neste último final de semana, o piloto Ricardo Barra e o navegador Ronald Leis, da Niterói Rally Team, participaram do 6º Rally Caminho Novo Blindex Off-Road, que além de valer pelas 2ª e 3ª etapas da Copa Mineira de Rally 4×4, também foi fase eliminatória para a Copa Brasil Off-Road* (na qual em setembro, será decidido o título de melhor dupla de rali de regularidade do País).

A competição teve um grid formado por 56 equipes – divididas nas categorias Super Máster, Máster, Sênior e Turismo. Foram 551 quilômetros que percorreram as regiões de Juiz de Fora, São João del Rei e Belo Horizonte, passando por diversos trechos da Estrada Real. “Ao longo de todo o roteiro, notamos os marcos da Estrada Real, que comprovam que no século 17, passavam por ali os tropeiros que transportavam o ouro”, detalhou Barra. Na soma dos dois dias de disputa (25 e 26), a dupla conquistou o 7º lugar na Super Master, garantindo uma vaga para a grande final da Copa Brasil de Off-Road.

“Este foi um rali bem completo. O tempo ajudou e isso foi bastante relevante para o evento. No sábado, choveu demais e foi ‘quase uma missão impossível’ cumprir as médias de velocidade com exatidão. Por conta do piso liso, foi prudente manter muita cautela, pois controlar o carro foi complicado”, contou o navegador.

Já no domingo, foi totalmente o inverso. Dia de sol, com piso seco e poeira. Os participantes encararam a “quebradeira” de um terreno com muitas erosões, pedras, cascalhos, curvas, subidas e descidas íngremes (sendo algumas a beira de precipícios), pontes de madeira, entre outros obstáculos.

Na opinião da dupla, esse modelo de prova deixa a competição mais completa. Além disso, é uma oportunidade de se conviver mais tempo com os outros participantes, que são pessoas que apreciam o esporte e sempre tem boas experiências para dividir com os colegas.

O espírito de equipe da Niterói Rally Team mais uma vez falou mais alto. O time parou durante a disputa para auxiliar um concorrente que estava com problemas. “Antes da competição em si, somos todos parceiros, por isso, deixamos nosso resultado de lado para prestar ajuda”, justificou Barra, que aproveitou para destacar a robustez do Troller que utiliza. “O carro provou sua eficiência. Vários veículos quebraram, mas não teve um Troller sequer nesta estatística. Neste tipo de certame, resistência é imprescindível, e todo o conjunto (suspensão, caixa de transferência, carroceria etc) suportou bem as adversidades que encontramos pelo caminho”, salientou.

O próximo compromisso de Barra e Leis é a 20ª edição do Ibitipoca Off-Road, que acontece entre os municípios de Juiz de Fora e Conceição do Ibitipoca. A prova será válida pelas 4ª e 5ª etapas da Copa Mineira de Rally 4×4.

*Copa Brasil de Rally Off-Road

Ao longo deste ano, estão sendo realizadas fases eliminatórias para a Copa Brasil de Rally Off-Road, onde se classificam para a grande final, as dez melhores equipes colocadas das categorias Super Máster, Máster (ou Graduados) e Turismo de cada etapa em questão.

Fazem parte desta eliminatória: Rally Rota Brasil (já realizada no município de São Carlos, o 6º Caminho Novo, a etapa do Campeonato Cearense, do dia 8 de agosto, e Copa Troller Sudeste e Nordeste, e Mitsubishi MotorSports Sudeste e Nordeste (resultado do ranking até a data da Copa Brasil). A disputa acontece entre os dia 5 e 7 de setembro, na cidade de Taubaté, SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *