Rally Paulista: Carrapatoso estréia no Rali de Velocidade com 2º lugar em Guararema

Campeão Mundial de Kart disputou 3ª etapa do Campeonato Paulista de Rali de Velocidade tendo como navegador Haroldo Soares

Depois de dedicar toda sua carreira às competições de asfalto do automobilismo, o paulista Ruben Carrapatoso fez no último fim de semana sua estréia em outra modalidade: o rali. No último domingo, o campeão Mundial de Kart participou da 3ª etapa do Campeonato Paulista de Rali de Velocidade, disputada na cidade de Guararema. E o resultado foi mais do que positivo, já que Carrapatoso conquistou o 2º lugar na categoria A6 (carro preparado com motor 1.6 e tração dianteira) ao lado do navegador Haroldo Soares.

A prova foi composta por seis especiais, todas realizadas no domingo, e contou com um percurso bem rápido e técnico. “O Haroldo (Soares) tornou a minha estréia um pouco mais fácil. Ele tem muita experiência no rali e também já pilotou, e isso me ajudou durante o percurso, pois ele foi me dando dicas de pilotagem. Uma diferença grande que senti do asfalto para a terra é que, em um autódromo ou kartódromo, o piso está sempre igual. No rali, às vezes freamos em chão batido, às vezes em cascalho. E isso exige muita cautela e atenção do piloto”, contou.

Carrapatoso ainda destacou outros pontos de sua estréia no rali. “Fizemos seis especiais de pouco mais de 7km, e o que me ajudou é que todas foram no mesmo percurso. Três em um sentido e as outras três no sentido inverso. Com isso, pude ir crescendo ao longo da prova e baixei em cerca de 30 segundos meu tempo em relação ao líder da primeira para a última especial, e isso em rali é um ótimo resultado, ainda mais para a estréia. No começo assustei com as diferenças de tempo de um carro para outro, já que no automobilismo nos preocupamos com décimos de segundo. Mas foi tudo muito bom”, disse.

Apesar da sua experiência no automobilismo, Ruben Carrapatoso ainda apontou outras diferenças entre as modalidades. “O que senti é que no rali o piloto não tem trégua em momento algum, até mesmo nas retas. O desgaste mental é bem maior. Me adaptei mais rápido aos trechos de alta velocidade, e a experiência vai me fazer melhorar nas freadas para as curvas de baixa. Ainda preciso melhorar no movimento de pêndulo, e isso vem só com o tempo. Hoje, depois de estrear, vejo o rali de outra forma, e admiro muito os pilotos desta categoria. E quero estar de volta na etapa dos dias 2 e 3 de outubro, em Atibaia”, completou o piloto, se referindo a próxima etapa do Campeonato Paulista de Rali de Velocidade.

Classificação da etapa de Guararema do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade
Categoria A6
1º Luccas Arnone/Felipe Costa (Peugeot), 28min32s4
2º Ruben Carrapatoso/Haroldo Soares (Peugeot), 31min48s3
3º Sergio Confortini/Francis Herrero (Peugeot), 32min05s4
4º Fabio Jorge/Enzo Jorge (Gol), 34min23s0
5º Silvio Sanino/Alexandre Maçolla (Gol), 39min03s1
6º Manoel Brandão/Fabio Rennó (Peugeot), 49min48s1

Categoria N2
1º Patrick Pinzan/Fabiano Rennó (Palio), 30min31s2
2º Silvio Bizaroli/Selma Oliveira (Palio), 31min20s5
3º Vander Ide/Yara Arevalo (Palio), 32min58s4
4º Alvaro Orioli/JF Santos (Palio), 35min16s2

Classificação do Campeonato após três etapas
Pilotos
Categoria A6
1º Sergio Confortini, 18 pontos
2º Edu Paula, 16
3º Luccas Arnone e Emerson Destro, 11
5º Ruben Carraptoso, Silvio Sanino e Eduardo Pujadas, 8 pontos

Categoria N2
1º Silvio Bizaroli, 25 pontos
2º Francisco Vital, 19
3º Patrick Pinzan, 15
4º Ronaldo Izzo, 13
5º Vander Ide, 12
6º Alvaro Orioli, 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *