Rally: ProMacchina, a maior equipe de rali do Brasil, leva para o Rally RN1500 um time de campeões

Amanhã, dia 29 de Abril, será dada a largada para a 12ª edição do Rally RN1500, válido como etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e que coloca o nordeste brasileiro novamente no calendário nacional.

O primeiro Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country homológado pela CBA( Confederação Brasileira de Automobilismo) aconteceu no ano de 2000 quando a etapa de abertura foi realizada na região da praia do Cumbuco, Ceará. Em 2001, novamente o Ceará recebeu uma etapa do certame nacional, com destaque para os trechos onde o terreno predominante foi a areia, o palco da vez foi a bela região do Deserto do Cumbi.

Porém, apesar da excelente variação de terrenos e da disponibilidade de longos trechos de areia, desde então, o Nordeste foi descartado do calendário nacional por ser considerado um local muito distante, fator que gerava maior custo de deslocamento e para a maior parte dos competidores, residentes nas regiões sudeste e sul do país.

De lá pra cá, este cenário mudou, o esporte ganhou força no nordeste, desenvolveu um grid próprio e gerou condições para que provas como o RN1500, que acontece de 29 de abril a 3 de maio no Rio Grande do Norte, pudessem conquistar projeção nacional. Segundo informações da organização do evento, 32 carros estão confirmados no grid, e os estados com maior números de participantes inscritos são: São Paulo e Ceará.

“A edição do RN1500 deste ano vem sendo muito aguardada por todos nós, primeiro por ser no Nordeste, o Rio Grande do Norte é um estado privilegiado em condições de terreno aptas para provas de rali. Segundo porque a edição da prova ano passado foi maravilhosa, com concorrentes muito competentes que valorizaram ainda mais nossa vitória. E por fim, pela nossa expectativa de grid e repercussão para este ano. Acredito que por tudo que citei será um rali fantástico”, comenta o cearense Riamburgo Ximenes, piloto ProMacchina, atual campeão do RN1500.

Riamburgo Ximenes é o nome nordestino de maior projeção nacional no esporte. Campeão do Rally Internacional do Sertões por quatro vezes, ele também traz em seu currículo quatro vitórias no RN1500. Atual campeão da prova nos carros, ele e seu navegador Stanger Eller, completam um time de campeões, a ProMacchina, maior estrutura privada de rali do Brasil. Ao lado de Ximenes/ Eller, vão estar na busca do título deste ano no RN, os paranaenses Maurício Neves/ Leandro Ferrarini e Felipe Bibas/ Emerson Cavassim. Maurício é o atual campeão brasileiro da modalidade e já está em Natal. Sempre considerado um forte concorrente ao título das principais provas nacionais, ele é uma das personalidades mais atuantes em prol do fortalecimento do esporte.

“O Rali é um esporte apaixonante, mas para passar essa paixão ao público e à mídia é preciso que provas de alto nível sejam realizadas nas diversas regiões desse enorme Brasil. Sempre ouvi falar muito bem do RN1500 e graças ao seu crescimento o campeonato brasileiro está de volta ao Nordeste depois de uma lacuna de oito anos de ausência, por isso vejo nele uma excelente oportunidade de integração de competidores de Norte a Sul do país. Particularmente, minha expectativa é de encontrar uma região que seja desafiadora e nos proporcione um grande rali”, afirma Maurício.

Expectativa maior é a de Felipe Bibas, ele e seu navegador, Emerson Cavassim vão estrear na temporada 2009 no RN1500. Dupla também forte favorita ao título, Bibas/Cavassim não participou da etapa de Barretos, SP, abertura do campeonato, porque Felipe foi surpreendido por uma forte virose.

“Estamos chegando no RN com muita vontade de correr atrás do prejuízo causado pela ausência na etapa passada. Por isso, nosso objetivo é conquistar um resultado capaz de nos colocar na briga pelo campeonato. Como não conhecemos a prova, as expectativas são muitas. Nosso carro foi preparado com bastante apuro para buscar o máximo em desempenho dele”, declara Felipe Bibas.

Maurício Neves e toda a estrutura da ProMacchina já estão em Natal, RN. Na quarta-feira, dia 29, chegam Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller, Felipe Bibas/Emerson Cavassim e Leandro Ferrarini.

Confira a programação da 12ª edição do Rally RN 1500:

29/04/09 – Natal Shopping Center
10h às 17h – Vistorias técnicas e administrativas
10h às 17h – Exames médicos
18h30 às 19h30 – Solenidade de Abertura e Briefing
20h – Largada promocional

30/04/09 – 1ª Etapa
9h – Largada – Especial das Serras (120 km): Natal – Currais Novos
20h – Briefing

01/05/09 – 2ª Etapa
8h – Largada – Especial Seridó: Currais Novos – Assú (154 km)
20h – Briefing

02/05/09 – 3ª Etapa
9h – Largada – Especial do Petróleo: Assú – Guamaré (140 km)
20h – Briefing

03/05/09 – 4ª Etapa
7h – Largada – Especial Costa Branca: Guamaré – Natal (130 km)
15h – Evento de chegada (Centro de Convenções de Natal – Via Costeira)
18h – Resultado geral e festa de premiação (Vila Hall – Hotel Vila do Mar)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *