Rally: Riamburgo Ximenes e Stanger Eller estreiam carro novo faturam o prólogo

A dupla cearense acelera em um circuito fechado, faz o melhor tempo e conquista o direito de ser o primeiro carro a largar do primeiro dia de prova.

O PiauÁ­ recebeu nesta terça-feira, velocidade de sobra e muita poeira. O prólogo, que define a ordem de largada para os competidores que vão acelerar na modalidade cross country, foi realizado na tarde de hoje em uma pista de 1.200 metros e ótimo nÁ­vel técnico.  A organização do evento, montou um trajeto de curvas muito fechadas, em um circuito estreito e seletivo. Com essas caracterÁ­sticas, a organização cumpriu o objetivo de nivelar os competidores e fazer com que eles travassem um briga acirrada.

“Um prólogo é sempre um show, e os organizadores sabem que quanto mais técnica a pista, melhor será para o público. O Piocerá cumpriu Á  risca esse propósito e nos colocou em um trajeto cujo formato beneficiava os carros menos potentes e menores, mas de bom torque, porque as muitas curvas exigiam retomadas fortes, o que foi muito bom, porque deixou a prova muito disputada”, explica Stanger Eller.

Riamburgo Ximenes e Stanger Eller entram para a tomada de tempo com um obstáculo a mais, a estreia em um novo carro, venceram no braço e na técnica ao conduzir em uma pista estreita e difÁ­cil, e por isso comemoraram bastante a conquista do melhor tempo.

“Esta foi a nossa estreia no nosso carro. Em 2008 tivemos um ano muito especial a bordo do nosso Sherpa, batizado carinhosamente de Tuajegue. Para este ano, estamos avaliando no Piocerá um carro novo, uma L200 Evo, carro top no universo do rali. Hoje foi o primeiro dia que acelerei nele, entrei na pista ainda descobrindo o carro, que tem potência a agressividade de sobra. Diferente do Sherpa a Evo tem, por exemplo, cambio sequencial, e até então eu nunca competi em um carro com um câmbio assim. Mas, graças a Deus, entramos na pista muito concentrados, conquistamos o melhor tempo do prólogo e portanto, seremos o primeiro carro a largar amanhã para os 100 quilÁ´metros de especial do primeiro dia de prova”,  explica Riamburgo.

A L200 Evo é um protótipo Mitsubishi de chassi tubular, câmbio sequencial de seis marchas, motor mitsubishi de 3.2 l diesel e 16 válvulas. Sua potência é estimada em 270cv,  com torque de 80 kgfm. Este modelo é produzido apenas por encomenda para disputar os principais ralis do Brasil.

Riamburgo e Stanger fecharam sua volta com 1min43segundos. Roberto Reijers e Rogério Almeida ficaram com o segundo tempo, 1min44seg67 e em terceiro a dupla catarinese MaurÁ­cio e Gustavo Bortolanza com 1min45seg 47.

Amanhã, o rali larga de Teresina e segue rumo a Sete Cidades/PI. Riamburgo Ximenes e Stanger Eller competem na modalidade de velocidade cross cuntry  e terão pela frente 4 dias de muita disputa com competidores de todo o Brasil.

Confira abaixo mais informações sobre a prova:

Dia 28 – Quarta-Feira: Teresina / Sete Cidades(PI)
Deslocamento Inicial: 18km
Especial: 100 km
Deslocamento final: 145 km
CaracterÁ­sticas: neste primeiro dia a velocidade vai prevalecer, a pista será rápida e poderá se tornar mais perigosa dependendo da quantidade de chuvas que caiam na região. No piso, estradões de terra e piçarra.