Rally: X Rally Team termina primeira especial do Sertões e chega a Minaçu

Os competidores chegaram nesta quinta-feira na cidade de Minaçu (GO), após prova que foi classificada como seletiva. As duplas da equipe X Rally Team, que competem nos carros pela categoria Protótipos, Marcos Baumgart/Alessandro FabrÁ­cio e Cristian Baumgart/Beco Andreotti, conseguiram passar pelo duro percurso e concluÁ­ram em sétima e nona posições.

Os competidores das categorias motos, quadriciclos, carros e caminhões enfrentarão percurso de 590 km no total, entre as cidades de Goiânia e Minaçu (GO). O deslocamento inicial até a largada da especial foi de 249 km e o trecho cronometrado, teve 334 km, com deslocamento final de 7 km.

Marcos Baumgart, carro 203, comenta sobre o desempenho da equipe: “Foi um percurso duro, muita pedra, erosões e trecho com rio. Passamos pelo Marlon que estava atolado. O pneu Goodyear mostrou bastante resistência nesses trechos com pedras e riachos. Tivemos cautela e poupamos o carro para a especial desta sexta que será comprida. Espero um bom rendimento do carro”.

O carro 220, de Cristian Baumgart/Beco Andreotti, apresentou problemas na turbina que quase deixa a dupla fora da prova. “O tubo de retorno de óleo da turbina escapou, vazou óleo e pegou fogo. Fomos rápidos, lavamos a turbina, conseguimos solucionar o problema e completar os últimos 150 quilÁ´metros na mesma posição de largada, em nono”, explicou o navegador Beco Andreotti.

A 15ª edição do Rally Internacional dos Sertões terá 4.776 quilÁ´metros de percurso – 2.741 deles cronometrados. Largada de deslocamento em Goiânia e a chegada está prevista para o dia 17 em Salvador. Nesta sexta, a largada da segunda especial terá chegada em Palmas (TO), total do dia será de 683 km.

CENÁRIO

Pela segunda vez consecutiva que Minaçu (GO) fez parte do roteiro do Rally dos Sertões. A cidade, que está localizada no extremo norte de Goiás, na bacia hidrográfica do Tocantins, população estimada de 34.000 habitantes.

Como atração turÁ­stica a cidade conta com o Lago da Serra da Mesa, um lago espelhado de 1.784 km² de extensão, ecoturismo e pesca. O reservatório é formado pelo barramento das águas do Rio Tocantins na altura do Minaçu, onde está a hidrelétrica de Serra da Mesa. Beleza de encher os olhos, por esta razão, o local foi escolhido para abrigar a estrutura do rali.

Minaçu também conta com o Córrego do Lajeado igualmente procurado pelos turistas pelas cachoeiras: do Lageado e a das Pedras. Além delas conta com a Cachoeira do Rajado com tem cinco metros de altura e um túnel de extensão desconhecida nas suas profundezas.