Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasileiras: Briga de Davi e Golias

Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasileiras: Briga de Davi e Golias

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Um rallye de regularidade pode provocar situações inusitadas. E com carros clássicos ainda mais. É o que podemos observar na 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que pela primeira vez teve uma prova dentro do Autódromo VelloCittÁ , em Mogi Guaçu (SP). Um verdadeiro duelo Davi x Golias entre um Corvette 1963 e um Fusquinha 1200 de 1955 dez vezes menos potente, acabou com a vitória para o esportivo por pouquÁ­ssima vantagem depois de 21 pontos de cronometragem sobre o mais famoso modelo popular do Brasil.


“O nosso rally de carros clássicos é muito democrático. Entre os dez primeiros no VeloCittÁ  tivemos oito marcas diferentes, com carros esportivos, populares e de luxo da América do Norte, América do Sul e da Europa, entre 33 e 58 anos de idade”, enalteceu Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e Diretor da prova.


O primeiro colocado foi o Corvette dos irmãos paulistas Christian e Thiago Casal de Rey. “Somos filhos de piloto e colecionador de carros e acabamos enveredando por esse caminho. Estamos nos divertindo, mas somos competitivos. No entanto o importante nesta prova é confraternizar com os amigos que gostam do mesmo hobby de preservar a história do automóvel”, comentou Thiago, que pela primeira vez navega ao lado do piloto que terminou a edição do ano passado como vice-campeão do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras.


Em seu encalço ficaram os estreantes campineiros Claus Hoppen/Luiz Durval Paiva com o simpático Fusca 1200. “Foi fantástico para nós, pois fomos muito regulares com este meu carrinho de uso freqüente”, comemorou o empresário e piloto campineiro. “O barato de um rallye de regularidade é que você só tem que minimizar os erros e a briga é com você mesmo. Isto praticamente equilibra qualquer tipo de carro. Quem é mais determinado tem a mesma oportunidade, estando com um esportivo potente como um Porsche e Corvette, um luxuoso Rolls Royce ou um fusquinha idoso como o nosso”, assegura o navegador Luiz Durval, com vários tÁ­tulos no Rally Cross Country.


Quem elogiou bastante a atividade no Autódromo VeloCittÁ  foi Nelson Piquet, que participa do rallye com um Jaguar E-Type S2 1970. “Fiquei impressionado com o que conheci. Acho que depois de Nurburgring esta foi a pista mais fantástica que andei. O Souza Ramos está de parabéns pela obra que fez”, comentou o tricampeão mundial de Fórmula 1.


Os carros fabricados entre 1950 e 1980 partiram do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP) e seguiram até Mogi-Guaçu (SP), disputando a prova de regularidade no autódromo VeloCittÁ . Em seguida os concorrentes foram para Águas de Lindóia e Taubaté (SP).


O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, regido pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado pela FIVA (Federação Internacional de VeÁ­culos Antigos) segue nesta sexta-feira do Hotel Meliá (Rod. Rio Santos (BR-101) km 488), em Angra dos Reis (RJ), até o Hotel Glória, em Caxambu (MG), percorrendo 285 km. No almoço a prova para no Hotel São Gotardo, próximo da BR 354 Km 0, na Garganta do registro, divisa entre Itamonte (MG) e Itatiaia (RJ).


A competição prossegue até domingo e vai revisitar algumas das mais famosas estradas da história brasileira, como a Estrada dos Tropeiros, e parte do Caminho Novo e do Caminho Velho Real, completando 1.602 km, depois de passar em dezenas de cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Os dez primeiros colocados no VeloCittÁ  foram:
1) Christian Pons Casal de Rey/Thiago Pons Casal de Rey (Corvette 63); 2) Claus Hoppen/Luiz Durval Paiva (Fusca 1200 55); 3) Oscar Vila Espejo/CecÁ­lia Kondo (Alpine A-110 77); 4) Fernando Stickel/Miguel Barros (Porsche 911 Carrera 75); 5) Rogério Franz/Mário Nardi (Mercedes-Benz 350 SLC 73); 6) Fernando Camps/Daniel Ricardi (Porsche 911 SC 80); 7) Emilio Losada/GlÁ­cia Losada (Porsche 911 SC 79); 8) Evaldo Luque/Flávio Maia Luz (BMW 2002 Ti Touring 74); 9) Eduardo Azevedo/Pedro Scaramuzza (Triumph TR4 66); 10) Luiz Gustavo Rosset/Mariana Rosset (Rolls Royce Corniche 80).


CONFIRA A PROGRAMAÇÁƒO


20 de Junho (quinta feira) – 432 km
07h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Hotel Villa di Mantova – Águas de Lindóia
12h20 – Almoço na Bica do Curió após Taubaté Km 22 Rod. Oswaldo Cruz
15h40 – Abastecimento na Parada Marina Porto Imperial (Paraty) Rodovia Rio-Santos, Km 578
17h40 – Chegada Hotel Meliá Angra Reis (Rod. Rio Santos (BR-101) km 488)
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial


21 de junho (sexta-feira) – 285 Km
08h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Hotel Meliá Angra dos Reis
12:40 hs – Almoço Hotel São Gotardo (Garganta do Registro) BR 354 Km 0 – Divisa Itamonte/Itatiaia
17:00 – Chegada no Hotel Glória – Caxambu
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial


22 de junho (sábado) – 254 Km
09h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Hotel Gloria
12:00 hs – Almoço Mercato Italiano – Quiririm – Estrada de Campos do Jordão-Trevo Quiririm
14:30 hs – Chegada no Hotel Home Green Home – Campos do Jordão
18h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Prova ‘Noite do Saci’ – 100 Km
20:40 – Chegada no Hotel Home Green Home – Campos do Jordão


23 de junho (domingo) – 213 Km
10h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Hotel Home Green Home
13h00 – Chegada Shopping Iguatemi