SL Fórmula: Tottenham Hotspur e Porto vencem em Beijing

O Tottenham Hotspur, com o britânico Craig Dolby, e o Porto, com o português Álvaro Parente, foram os vencedores da 11ª etapa da temporada, disputada neste domingo (10/10), no Circuito de rua de Beijing.

Prova 1:

Dolby venceu pela primeira vez, desde a primeira etapa do ano em Silverstone. O francês Franck Perera, do Girondins de Bordeaux, e o belga Frederic Vervisch, do Liverpool, completaram o pódio.

Antes da prova começar o Brasil ficou sem representantes. O carro do Corinthians, com o holandês Robert Doornbos, teve um vazamento, que provocou chamas no carro. O espanhol Andy Soucek, do Flamengo, com o carro danificado depois de um forte acidente no classificatório, nem havia alinhado.

Na largada o pole-position Parente teve problemas de pressão em seu carro, com Jousse assumindo a ponta, seguido por Dolby.

Logo na primeira curva, na disputa pela 5ª posição, o espanhol Marcos Martinez, do Sevilla, e o alemão Paul Meijer, do Atlético de Madrid, se tocaram, com ambos abandonando. Parente e o lÁ­der do campeonato, o italiano David Rigon, do Anderlecht, também não completaram uma volta.

Na segunda volta o australiano John Martin, do Beijing Guoan, rodou, levando o italiano Giacomo Ricci, do Galatasaray. O Safety-Car foi acionado.

Jousse liderou as 13 primeiras voltas. No pit stop obrigatório o francês perdeu tempo na troca de pneus, com Dolby assumindo a ponta. Jousse seria punido depois com um drive-through, por queimar a largada, caindo para 8º.

Dolby venceu com três segundos de vantagem sobre Perera. Vervish fez uma grande prova, terminando em 3º, após largar da 15ª posição. O francês Tristan Gommendy, do Olympique Lyonnais, terminou em 4º, seguido pelo espanhol Adrian Valles, do Sporting Clube. O neozelandês Earl Bamber, do PSV Eindhoven, fechou os seis primeiros.

Final, prova 1:

1.  Craig Dolby  Tottenham Hotspur  31 voltas 40m05s209
2.  Franck Perera  Girondins de Bordeaux + 3.047
3.  Frederic Vervisch Liverpool FC + 4.891
4.  Tristan Gommendy Olympique Lyonnais + 11.747
5.  Adrian Valles Sporting Clube de Portugal + 13.932
6.  Earl Bamber  PSV Eindhoven + 16.099
7.  Yelmer Buurman  AC Milan + 16.714
8.  Julien Jousse AS Roma + 19.397
9.  Ben Hanley Olympiacos + 46.750

Abandonos:

Adderly Fong  Team China 17 voltas
John Martin  Beijing Guoan 3 voltas
Giacomo Ricci  Galatasaray 2 voltas
Davide Rigon RSC Anderlecht 0 voltas
Paul Meijer Atletico de Madrid 0 voltas
Alvaro Parente FC Porto 0 voltas
Marcos Martinez Sevilla FC 0 voltas

Prova 2:

Parente venceu a segunda prova, seguido por Bamber e o holandês Yelmer Buurman, do Milan.

Com neblina, mas a pista inicialmente seca, Rigon, largando da pole-position, manteve a ponta até a 2ª volta, quando abandonou, com o carro indirigÁ­vel, segundo o lÁ­der do campeonato.

Martinez assumiu a liderança, abrindo um segundo de vantagem sobre Perente, até a chuva começar a cair, na 10ª volta. Com a janela de pit stop aberta diversos pilotos colocaram novamente pneus slick. Parente esperou, para ver se a chuva iria aumentar; o que aconteceu. Parente, assim como o restante do pelotão, colocou pneus de chuva.

Parente assumiu a liderança, com Martinez escorregando e escapando da pista. O português abriu uma confortável vantagem, contudo deu uma meia rodada, ao tentar colocar uma volta em Perera.

O carro português bloqueou a pista, com a bandeira vermelha sendo agitada, devido ao aumento da chuva.  Com o Safety-Car na pista Parente se colocou a frente do carro de segurança na relargada.

Nas voltas finais Bamber pressionou Parente, que venceu com 0s844 de vantagem. Buurman foi o 3º, seguido pelo Martinez. Meijer e Martin completaram os seis primeiros.

Devido Á  falta de visibilidade a superfinal foi cancelada. Bamber foi declarado o vencedor do final de semana, ficando com o prêmio de Cem mil Euros. Dolby e Vervish vieram a seguir.

O Flamengo e o Corinthians não disputaram a prova.

Como a pista não recebeu a graduação dois da FIA, a prova não contou pontos para o campeonato.

O Anderlecht lidera o campeonato com 635 pontos, sete a mais do que o Basel. O Tottenham Hotspur é o 3º com 616, empatado com o Olympiacos.

A última prova acontece entre os dias 23 e 24 de outubro, no Circuito de Navarra, na Espanha. Â

Final, prova 2:

1.  Alvaro Parente FC Porto 27 voltas em 49m18s621
2.  Earl Bamber PSV Eindhoven + 0.844
3.  Yelmer Buurman AC Milan + 2.633
4.  Marcos Martinez Sevilla FC  + 2.696
5.  Paul Meijer Atletico de Madrid  + 9.353
6.  John Martin Beijing Guoan + 31.651
7.  Frederic Vervisch Liverpool FC + 1 volta
8.  Craig Dolby Tottenham Hotspur + 1 volta
9.  Adrian Valles Sporting Clube de Portugal + 1 volta
10.  Franck Perera  Girondins de Bordeaux + 1 volta

Abandonos:

Tristan Gommendy Olympique Lyonnais 24 voltas
Giacomo Ricci Galatasaray  23 voltas
Julien Jousse AS Roma  20 voltas
Ben Hanley Olympiacos 5 voltas
Davide Rigon RSC Anderlecht 2 voltas