Spyder Race Brasileiro: Raijan e Valter vencem em Curitiba

A 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race realizado nesse final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba pode ser resumida como uma prova com muitas disputas e definição apenas na bandeira quadriculada, como uma boa corrida deve ser.

Pole position, o mato-grossense Raijan Mascarello (Guerra Motorsport) venceu de ponta à ponta com o apoio de uma torcida muito especial: os pais e muitos familiares do piloto de Sapezal são da Grande Curitiba e compareceram em peso para torcer para o protótipo n° 15.

Mesmo com toda essa torcida ajudando a empurrar o carro da Guerra Motorsport, Raijan não teve vida fácil, sendo pressionado a prova toda, hora pelo atual líder do certame Fabio Perez (SP Mec), hora pelo campeão de 2010, o paulista Fulvio Marote (RJ Racing). A disputa pela liderança aconteceu durante todos os 45 minutos de corrida, e Perez e Marote se alternaram constantemente na segunda colocação, levantando o público presente com as incríveis manobras.

Piloto local, o curitibano Jair Bana (G-Stage) estreou pela categoria, e mesmo largando do final do grid devido a uma punição, mostrou que realmente a tocada do protótipo corre pelas suas veias: já na primeira volta o piloto superou 13 adversários, mostrando que entraria pela briga a um lugar no pódio.

Porém, logo após a saída do Safety Car da pista, Henrique Assunção (RJ Racing) em uma disputa no S de baixa acabou por tocando Bana e o piloto da Light Kadu (Cesinha Competições) terminando por alí a corrida dos dois pilotos do Paraná que faziam uma ótima apresentação. Assunção ainda retornou à pista mas foi punido pelos comissários com um drive thru, devido a manobra ser considerada atitude antidesportiva.

Na categoria Light, Roberto Dal Pont (RSports / Center Car) retornou à categoria em grande estilo: depois de ter participado do campeonato em 2010, ficou fora das cinco provas iniciais da temporada 2011, mas em seu retorno marcou a pole position em Curitiba.

Dal Pont perdeu a ponta na largada para Abbade (Rsports), Kadu (Cesinha Competições) e Kastropil (Autogiro), que tentava aproveitar o melhor posicionamento para assumir a ponta, uma vez que seu oponente pelo título de 2011 da categoria Light, o carioca Valter Pinheiro (Guerra Motorsport) havia largado do fundo do grid pela troca do motor após a classificação.

Mesmo sem precisar vencer para sagrar-se campeão, Pinheiro vinha em uma tocada constante e ganhando posições. Antes da entrada do Safety Car no 20º minuto de prova o piloto do protótipo n° 6 assumia a liderança, trazendo Kastropil na 2ª colocação; para garantir o título com duas provas de antecedência, Pinheiro precisaria somar 4 pontos mais do que o paulista.

Estreando em Curitiba, o paulista Jindra Kraucher (Cesinha Competições) mostrou uma ótima adaptação ao modelo; piloto de modelos fórmula nos anos 80 como os famosos F-Ford, Kraucher fez uma corrida constante e andou forte, levando o protótipo n° 33 ao pódio.

Pinheiro assumiu a ponta, trazendo Kastropil colado; as últimas 5 voltas foram de perder o fôlego com a tentativa do paulista de superar o líder do certame, passando os dois embutidos na bandeira quadriculada. Com a vitória, a sexta consecutiva na temporada 2011, Valter Pinheiro sagra-se campeão da categoria Light, restando ainda duas provas para o término do certame.

Na categoria Race, mais uma vitória da Guerra Motorsports com Raijan Mascarello, sua segunda consecutiva e também a segunda dobradinha da equipe (a primeira foi na última etapa, em Santa Cruz do Sul – RS). Com isso o mato-grossense aproxima-se ainda mais de Perez pela luta do título de 2011, sendo o mesmo decidido nas etapas finais em Londrina (PR) nos dias 3 e 4 de dezembro. Fulvio Marote, mesmo chegando na segunda colocação não tem mais chance de alcançar o bicampeonato da única categoria nacional de protótipos.

A vibração de Raijan no pódio, principalmente ao receber o troféu das mãos dos pais era contagiante. O título está totalmente aberto, com a diferença entre os pilotos caindo de 26 para 14 pontos. Na rodada dupla que definirá o campeão de 2011 estão em jogo 54 pontos, então tudo poderá acontecer.

Confira o resultado final parcial da etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro de Spyder Race:

Spyder Race:
1)    Raijan Mascarello (Guerra Motorsport)
2)    Fulvio Marote (RJ Racing)
3)    Fabio Perez (SP Mec)
4)    Thiago Penido (RSport)
5)    Fernando Fortes (SP Mec)
6)    Henrique Assunção (RJ Racing)

Spyder Race Light:
1)    Valter Pinheiro (Guerra Motorsport)
2)    Ronaldo Kastropil (Autogiro)
3)    Luiz Abbade (RSports)
4)    Roberto Dal Pont (RSports / Center Car)
5)    Luciano Borghesi (Cesinha Competições)
6)    Jindra Kraucher (Cesinha Competições)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *