Spyder Race: Fulvio Marote vence de ponta a ponta na abertura do campeonato

Etapa deste domingo marcou a estréia da categoria no Autódromo Internacional de Curitiba. Jefferson Leandrini subiu ao alto do pódio pela primeira vez na Classe Light.

O paulista Fulvio Marote venceu neste domingo (28), em Pinhais, na Grande Curitiba, a primeira etapa da Copa Spyder Race – torneio independente ao Campeonato Paulista, e que terá provas, também, nos circuito de Londrina e São Paulo nos meses de novembro e dezembro. Largando na pole position, ele liderou todas as 29 voltas da corrida e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 7s781 sobre o segundo colocado, Fabio Peres – atual líder do campeonato estadual da categoria.

A prova deste domingo marcou a estréia da Spyder Race no Autódromo Internacional de Curitiba, e não por acaso foi vencida pelo piloto com maior experiência no circuito Raul Boesel – inscrito na Pick-up Racing nesta temporada, Marote havia competido na capital paranaense na semana anterior. Mostrando perfeita sintonia com a equipe RJ Racing, ele dominou a maioria dos treinos livres e conquistou a pole com mais de 0s6 de vantagem para Fabio Peres, que largou em segundo.

“Foi uma corrida tranquila, e não precisei forçar muito o carro. Abri um pouco no início, e depois vim controlando o ritmo para não ser ameaçado”, resumiu o vencedor. Na corrida, Fulvio foi beneficiado pela disputa entre Peres e Sérgio Pistili pela segunda posição, que logo na segunda curva jogou o líder do estadual para o sexto lugar.

“Peguei sujeira e escapei. Acho que, se tivesse conseguido me manter em segundo, poderia ter pressionado mais o Fulvio no começo e, quem sabe, andado mais próximo por causa do vácuo. Mas foi difícil acompanhá-lo depois que reassumi o segundo lugar, e por isso esse resultado tem, para mim, sabor de vitória”, disse Peres.

Obrigado a fazer uma corrida de recuperação, ele reassumiu o segundo lugar na sétima volta, quando já estava a 3s2 de Marote. Com um carro rápido e constante nas mãos, o líder soube controlar a prova e, mesmo sem ter feito a melhor volta do dia – que coube a Peres –, não foi pressionado em nenhum momento pelos adversários.

A disputa pela segunda posição, aliás, foi o ponto alto das 12 primeiras voltas da etapa, já que Fabio Peres, Sérgio Pistili e Rodrigo Posses, que chegou a ocupar o segundo lugar, andaram próximos nesse intervalo. Posses, único entre os inscritos na Spyder Race que corre por uma equipe paranaense, a G-Stage, fazia sua melhor prova do ano até abandonar por problemas mecânicos, comprovando a evolução do time de Curitiba – que estreou este ano na categoria depois de uma história de sucesso nos ralis de velocidade.

“Eu não conhecia a pista e me surpreendi com a quantidade de curvas de alta velocidade”, disse Pistili, que já conquistou uma vitória este ano no estadual de São Paulo. “Toda pista tem seus macetes, e não tivemos muitas referências desse traçado nesse primeiro contato, e nesse ponto acho que o Fulvio levou certa vantagem. Mas estou satisfeito com o pódio”, acrescentou o piloto.

Antonio Avallone Jr. e Fernando Fortes completaram os cinco primeiros na categoria principal. Já na classe Light, a corrida deste domingo encerrou com chave de ouro um fim de semana que começou complicado para o paulista Jefferson Leandrini. Depois de bater a 165 km/h na saída do Esse de Alta na sexta-feira, ele esteve ameaçado de não voltar aos treinos no sábado, mas garantiu o melhor tempo na sessão – só perdeu a pole após receber uma punição – e fez boa corrida.

“Estou feliz por ter conquistado minha primeira vitória na Spyder Race depois de pouco mais de um ano na categoria”, disse Leandrini. “Acho que me encontrei nesse traçado, e o fato de eu ter gostado bastante da pista ajudou. Desde os primeiros treinos conseguimos tempos competitivos, e apesar do susto na sexta-feira, a recuperação foi boa. O objetivo agora é manter esse resultado na próxima etapa, para tentar terminar o ano como campeão”, acrescentou.

A próxima etapa da Copa Spyder Race será no dia 15 de novembro, em Londrina, também no Paraná.

O resultado completo da primeira prova do campeonato foi o seguinte:

1) Fulvio Marote, 29 voltas em 45min31s861
2) Fábio Perez, a 7s781
3) Sérgio Pistilli, a 31s404
4) Antonio Avallone Jr., a 1min07s566
5) Fernando Fortes, a 1min09s719
6) Celso Freitas, a 1min10s132
7) Jeferson Leandrini (L), a 1 volta
8) Roberto Dal Pont (L), a 1 volta
9) Ronaldo Kastropil (L), a 1 volta
10) Luis Carlos Stinchi (L), a 2 voltas
11) Paulo Andrade (L), a 3 voltas
12) Peter Willian Januário (L), a 3 voltas
13) Yassuhiro Sassaki (L), a 8 voltas
14) Rodrigo Posses, a 15 voltas
15) Leandro Romera, a 27 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *