Stock: Acelerar forte e fazer contas, essa será a rotina em Campo Grande

Treinos livres começam nesta sexta-feira, no Autódromo Internacional de Campo Grande

A programação oficial da oitava etapa da Copa Caixa Stock Car começa nesta sexta-feira, no Autódromo Internacional de Campo Grande. Ášltima etapa antes da Super Final, que reunirá os dez melhores pilotos na briga pelo titulo de 2010, a capital sul-mato-grossense exigirá concentração dobrada de pilotos e equipes. Afinal, além de acelerar forte na busca dos melhores tempos e posições, muitos terão de fazer contas para descobrir as necessidade para entrar na segunda fase. São quatro vagas em jogo e 15 pilotos com chances matemáticas, além da briga pela melhor colocação entre os seis já garantidos.

O primeiro treino da Copa Caixa Stock Car será Á s 11h40 (horário local), ficando a segunda sessão para as 15h20, sempre com os pilotos divididos em dois grupos. Mas o dia começa mais cedo no circuito, com os treinos para a sexta etapa da Copa Chevrolet Montana, divisão de acesso, a partir das 9h45. No domingo, a Copa Caixa será transmitida ao vivo pelo Canal SporTV, além de um compacto no Esporte Espetacular. Já a Montana será apresentada ao vivo pela RedeTV, Speed Channel e RaceTV.

Com seis vencedores em sete provas, a Copa Caixa Stock Car segue repetindo o seu costumeiro equilÁ­brio. O melhor exemplo disso é que dos 34 pilotos que participam do campeonato, 21 ainda têm chances matemáticas de classificação. Verdade que alguns precisam de combinações incrÁ­veis, mas no automobilismo tudo pode acontecer. E é com o pensamento que tudo pode acontecer que equipes e pilotos estarão em Campo Grande em busca de uma das vagas.

Fazendo uma projeção (sem contar os recursos), seis pilotos já estão assegurados na Super Final, enquanto outros 15 lutarão pelas quatro vagas restantes. São eles Átila Abreu, da AMG Motorsport (Chevrolet), que tem 110 pontos; Ricardo MaurÁ­cio, da Eurofarma RC (Chevrolet), com 96; Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), com 75; Max Wilson, da Eurofarma RC (Chevrolet); NonÁ´ Figueiredo, da Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet), com 66; e Daniel Serra, da Red Bull Racing (Peugeot), com 63. Estes lutarão para melhorar a posição final na primeira fase e, assim, assegurar a melhor posição possÁ­vel na Super Final.

Os dez mais bem colocados na classificação geral após sete etapas são estes: 1) Átila Abreu, 110; 2) Ricardo MaurÁ­cio, 96; 3) Cacá Bueno, 75; 4)Max Wilson, 72; 5) NonÁ´ Figueiredo, 66; 6) Daniel Serra, 63; 7) Felipe Maluhy, 56; 8) Allam Khodair, 50; 9) Marcos Gomes, 42; 10) Thiago Camilo, 40.

Copa Chevrolet Montana

A Copa Montana também vai chegando ao seu momento decisivo. Na capital sul-mato-grossense acontecerá a sexta das nove provas programadas para 2010. Como na divisão principal, a divisão de acesso da Stock Car também segue com uma luta ferrenha pela classificação para a Copa Caixa Stock Car em 2011 – as duas melhores equipes têm o direito de subir. A prova terá transmissão ao vivo para todo o paÁ­s pela RedeTV, além do Speed Channel e RaceTV.

Foram cinco vencedores diferentes e a liderança é do paranaense Diogo Pachenki, da Nascar Motorsport, com 79 pontos, contra 67 de Eduardo Leite, da Hot Car Racing; e 65 de Rafael Daniel, da Scuderia 111.

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome Á  divisão, que ainda tem o patrocÁ­nio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocÁ­nio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava e Pioneer. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.