Stock: Allam Khodair lidera neutralização de Gases do Efeito Estufa na Stock Car

Em parceria com a ONG Iniciativa Verde, piloto paulista implantará projeto Carbon Free, que prevê a neutralização de 11,2 toneladas de monóxido de carbono, enxofre e metano através do restauro de 59 mudas de árvores de diversas espécies na região da Mata Atlântica.

O paulista Allam Khodair tornou-se nesta semana o primeiro piloto “ecologicamente correto” do automobilismo brasileiro. Em parceria com a ONG Iniciativa Verde, ele implantará na etapa de Tarumã da Stock Car um projeto que prevê a neutralização de 11,2 toneladas de Gases do Efeito Estufa (GEE) gerados direta ou indiretamente por seu Astra nas três últimas corridas do calendário. O combate às emissões gasosas será feito através do restauro de 59 mudas de árvores de diversas espécies em Porto Feliz, na região da Mata Atlântica de São Paulo, previsto para ter início no dia 10 de novembro.

A iniciativa de Khodair é pioneira no país, e é o resultado de um estudo detalhado a respeito do consumo de energia decorrente das atividades do piloto na Stock Car. Na composição do cálculo, foram levadas em consideração na análise de emissões ligadas direta e indiretamente às atividades de pista. No primeiro grupo estão as emissões provenientes da combustão da gasolina utilizada por Khodair na Copa Nextel, e no segundo, àquelas oriundas do consumo de energia elétrica nos boxes e na sede da equipe Boettger Competições, por exemplo.

“No combate ao aquecimento global, cada um deve fazer a sua parte. Iniciaremos o projeto com o restauro de 59 mudas de árvores e também adotaremos o uso de material reciclado em todos os itens promocionais e de divulgação da equipe”, apontou Khodair. “A soma de esforços nesse sentido pode resultar em um trabalho de grandes proporções, e prova disso é o Restauro Florestal que será feito pela Iniciativa Verde no mês de novembro. Na ocasião serão plantadas 82 mil mudas de árvores na Mata Atlântica, que se referem aos projetos de todos os parceiros da entidade que neutralizaram suas emissões gasosas neste ano”, acrescentou o piloto.

O Astra de Allam Khodair será o único no grid da Copa Nextel Stock Car a receber o selo “Carbon Free”, marca registrada da ONG Iniciativa Verde que atesta a neutralização de emissões de monóxido de carbono e outros gases do efeito estufa – entre eles enxofre e metano – na atmosfera. O objetivo é que esta iniciativa mostre o caminho a ser seguido por pilotos brasileiros de todas as categorias do automobilismo.

Tomando por base as emissões gasosas calculadas somente para o carro de Allam Khodair, cada um dos 38 pilotos que alinham no grid de largada da Stock Car deveria plantar, em média, 236 árvores ao longo do ano – o que geraria um total de 8.968 mudas, ou 10% de todo o restauro feito pela Iniciativa Verde em 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *