Stock: AntÁ´nio Pizzonia estréia na Copa Nextel

O piloto estará na equipe WIN Motorsport, ao lado de Renato Jader.

 


A famÁ­lia da Copa Nextel Stock Car tem mais um integrante importante. A partir da quinta etapa, programada para este domingo, dia 29, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), o piloto amazonense AntÁ´nio Pizzonia, ex-Jaguar e Williams da Fórmula 1, fará parte da principal categoria do automobilismo nacional. O “Jungle Boy” defenderá a equipe estreante WIN Motorsport (Volkswagen), comandada por Mauro Vogel, ao lado do paulista Renato Jader. Mesmo fazendo sua estréia somente na quinta das 12 corridas da temporada, a equipe busca uma vaga entre as 16 mais bem classificadas e, assim, assegurar uma vaga na Copa Nextel do ano que vem.


No inÁ­cio da semana, Pizzonia fez testes em Campo Grande (MS), conforme prevê o regulamento para quem faz estréia na categoria. “O objetivo é classificar e aproveitar ao máximo para aprender o mais rápido possÁ­vel. Vou trabalhar para ajudar minha equipe neste objetivo”, afirma o piloto, que nunca disputou nenhuma categoria nacional, mas chegou a fazer testes com um stock no ano passado, em Curitiba. Pizzonia espera também ser reconhecido como um dos melhores da categoria turismo e não apenas como ex-piloto da F-1. Pizzonia correrá com o número 1, já o campineiro Renato Jader continuará a utilizar o número 25.


Jader, campeão da Stock Light em 2005, por seu lado, também acredita que com o trabalho em equipe os dois pilotos podem evoluir juntos. “Temos que trabalhar duro este ano para, juntos ajudarmos a equipe a se classificar. É hora de semear. Frutos: só ano que vem. Vamos pensar no time, que é o mais importante”, afirmou.


Com a chegada de AntÁ´nio Pizzonia, a Copa Nextel Stock Car conta agora com sete pilotos que disputaram a F-1 nas últimas décadas. Ele se junta a Ingo Hoffmann, Chico Serra, Luciano Burti, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta. Mais do que isso, ratifica sua condição de opção para pilotos que querem competir em uma categoria forte sem precisar deixar o paÁ­s.


Os treinos começam na sexta-feira, dia 27, com duas sessões para cada categoria. No sábado, o treino classificatório da Jr. será Á s 10h05, com 30 minutos de duração. Em seguida, a partir das 10h50, começará a tomada de tempos da Copa Nextel Stock Car, com 90 minutos e limite de até 20 voltas. Os dez melhores tempos disputarão a Super Classificação, das 12h50 Á s 13 horas, para a definição do pole position da quinta etapa. No domingo, a Stock Jr. abre o dia Á s 10h40, enquanto a Copa Nextel está marcada para as 12 horas.


Atrações


As atrações da etapa de Londrina começam nesta quinta-feira, com um jogo de futebol no Estádio do Café reunindo pilotos e ex-jogadores, a partir das 14 horas, e a tradicional carreata pelas ruas e avenidas da cidade, começando Á s 20 horas. Participarão do futebol os pilotos Alceu Feldmann, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Popó Bueno, Allam Khodair, Marcos Gomes, Paulo Salustiano, Daniel Serra, Gualter Salles, Mateus Greipel, Duda Pamplona, Guto Negrão e AntÁ´nio Pizzonia.


A carreata começará Á s 20 horas, percorrendo as ruas de Londrina. A concentração será na Praça dos Japoneses, a partir das 19h. A saÁ­da está programada para as 20h e seguirá o seguinte percurso: Avenida Santos Dummont, Avenida JK, sobe a Avenida Higienópolis, volta pela Avenida Higienópolis, Rua Pará, Rua Goiás e desce pela Avenida Castelo Branco até a Cervejaria Fábrica 1.


A carreata contará com Ricardo MaurÁ­cio, Medley/A. Mattheis (Chevrolet), Carlos Alves, Manthecorp Motorsports (Volkswagen), Cacá Bueno, Eurofarma RC (Mitsubishi) e Guto Negrão, Vivanz 307 Racing (Peugeot). A ação também terá a presença dos pilotos Cauê Carvalho, Cássio Homem de Mello e Thiago Riberi da Stock Jr., e dos atletas que representaram o paÁ­s nos Jogos Pan-Americanos: Diogo Silva e Natália Falavigna, ouro e prata no taekwondo, respectivamente.


A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocÁ­nio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocÁ­nio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.