Stock: Antônio Pizzonia estréia na Copa Nextel

O piloto estará na equipe WIN Motorsport, ao lado de Renato Jader.

 


A família da Copa Nextel Stock Car tem mais um integrante importante. A partir da quinta etapa, programada para este domingo, dia 29, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), o piloto amazonense Antônio Pizzonia, ex-Jaguar e Williams da Fórmula 1, fará parte da principal categoria do automobilismo nacional. O “Jungle Boy” defenderá a equipe estreante WIN Motorsport (Volkswagen), comandada por Mauro Vogel, ao lado do paulista Renato Jader. Mesmo fazendo sua estréia somente na quinta das 12 corridas da temporada, a equipe busca uma vaga entre as 16 mais bem classificadas e, assim, assegurar uma vaga na Copa Nextel do ano que vem.


No início da semana, Pizzonia fez testes em Campo Grande (MS), conforme prevê o regulamento para quem faz estréia na categoria. “O objetivo é classificar e aproveitar ao máximo para aprender o mais rápido possível. Vou trabalhar para ajudar minha equipe neste objetivo”, afirma o piloto, que nunca disputou nenhuma categoria nacional, mas chegou a fazer testes com um stock no ano passado, em Curitiba. Pizzonia espera também ser reconhecido como um dos melhores da categoria turismo e não apenas como ex-piloto da F-1. Pizzonia correrá com o número 1, já o campineiro Renato Jader continuará a utilizar o número 25.


Jader, campeão da Stock Light em 2005, por seu lado, também acredita que com o trabalho em equipe os dois pilotos podem evoluir juntos. “Temos que trabalhar duro este ano para, juntos ajudarmos a equipe a se classificar. É hora de semear. Frutos: só ano que vem. Vamos pensar no time, que é o mais importante”, afirmou.


Com a chegada de Antônio Pizzonia, a Copa Nextel Stock Car conta agora com sete pilotos que disputaram a F-1 nas últimas décadas. Ele se junta a Ingo Hoffmann, Chico Serra, Luciano Burti, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta. Mais do que isso, ratifica sua condição de opção para pilotos que querem competir em uma categoria forte sem precisar deixar o país.


Os treinos começam na sexta-feira, dia 27, com duas sessões para cada categoria. No sábado, o treino classificatório da Jr. será às 10h05, com 30 minutos de duração. Em seguida, a partir das 10h50, começará a tomada de tempos da Copa Nextel Stock Car, com 90 minutos e limite de até 20 voltas. Os dez melhores tempos disputarão a Super Classificação, das 12h50 às 13 horas, para a definição do pole position da quinta etapa. No domingo, a Stock Jr. abre o dia às 10h40, enquanto a Copa Nextel está marcada para as 12 horas.


Atrações


As atrações da etapa de Londrina começam nesta quinta-feira, com um jogo de futebol no Estádio do Café reunindo pilotos e ex-jogadores, a partir das 14 horas, e a tradicional carreata pelas ruas e avenidas da cidade, começando às 20 horas. Participarão do futebol os pilotos Alceu Feldmann, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Popó Bueno, Allam Khodair, Marcos Gomes, Paulo Salustiano, Daniel Serra, Gualter Salles, Mateus Greipel, Duda Pamplona, Guto Negrão e Antônio Pizzonia.


A carreata começará às 20 horas, percorrendo as ruas de Londrina. A concentração será na Praça dos Japoneses, a partir das 19h. A saída está programada para as 20h e seguirá o seguinte percurso: Avenida Santos Dummont, Avenida JK, sobe a Avenida Higienópolis, volta pela Avenida Higienópolis, Rua Pará, Rua Goiás e desce pela Avenida Castelo Branco até a Cervejaria Fábrica 1.


A carreata contará com Ricardo Maurício, Medley/A. Mattheis (Chevrolet), Carlos Alves, Manthecorp Motorsports (Volkswagen), Cacá Bueno, Eurofarma RC (Mitsubishi) e Guto Negrão, Vivanz 307 Racing (Peugeot). A ação também terá a presença dos pilotos Cauê Carvalho, Cássio Homem de Mello e Thiago Riberi da Stock Jr., e dos atletas que representaram o país nos Jogos Pan-Americanos: Diogo Silva e Natália Falavigna, ouro e prata no taekwondo, respectivamente.


A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *