Stock: Antonio Pizzonia larga da quarta fila em Curitiba

Amazonense confia em terminar entre os seis primeiros e assumir liderança do campeonato.

O paraibano Valdeno Brito (Peugeot) vai largar da pole position na segunda etapa da Copa Nextel Stock Car, que será disputada no Autódromo Internacional de Curitiba (PR), a partir das 11 horas deste domingo (12/4), com transmissão pelo site do Globo Esporte, na Globo.com, e exibição ao vivo das voltas finais na TV Globo. Ao seu lado vai largar o carioca Cacá Bueno (Peugeot), enquanto o paulista Paulo Salustiano (Chevrolet), lÁ­der do certame, vai partir da sexta posição.

Terceiro colocado na Copa Nextel Stock Car, o amazonense Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) vai largar da quarta fila, depois de ter alcançado o oitavo tempo. “Aqui em Curitiba o importante é largar nas cinco primeiras filas, todos andam embolados e pegando vácuo na reta”, acredita o único representante da região Norte na principal categoria do automobilismo brasileiro.

Os treinos classificatórios tiveram inÁ­cio com todos os 32 pilotos na pista durante os 20 minutos iniciais. Nesta fase Pizzonia ficou com o oitavo tempo, a quatro décimos de segundo do mais rápido, que já era Brito. Os concorrentes que ficaram do 17º ao 32º tempo formarão o grid nestas posições. Durante mais 15 minutos de treinos os 16 pilotos mais rápidos permaneceram na pista, e foram selecionados os seis mais rápidos.

Os pilotos classificados do 7º ao 16º lugar entrarão no grid nestas posições. “Não conseguimos aproveitar o melhor momento do pneu. Na primeiras curvas, que são mais lentas, o carro estava bom e achei que poderÁ­amos ficar entre os três primeiros” disse o chefe de equipe Amir Nasr, que verificou que nos primeiros trechos da pista o Peugeot 307 estava muito rápido. “Só que quando cheguei nas curvas de alta o carro ficou solto. Quando os pneus aqueceram bem a calibragem traseira subiu muito e começou a sair de traseira”, emendou Antonio, que teve que se contentar com a oitava marca, novamente a quatro décimos de segundo de Valdeno, que continuava como o mais rápido.

Nos dez minutos finais foi realizada a Super Classificação, quando os seis mais rápidos disputaram a pole position para a segunda etapa do certame. Nesta fase não valia mais a melhor passagem. Foi tirada a média das três voltas mais rápida de cada concorrente para a formação das três primeiras filas do grid de largada, quando Valdeno Brito reafirmou o posto de melhor piloto do dia. “Na corrida teremos várias situações que poderão mudar o panorama da corrida. Além da freada no final da reta na primeira volta que é sempre confusa, ainda teremos a parada para reabastecimento e o pit stop para troca de dois pneus. Se eu chegar entre os seis primeiros, e na frente do Paulo Salustiano e do Ricardo MaurÁ­cio, poderei sair daqui até na liderança do campeonato”, assume Pizzonia confiante.