Stock: Ao invés de “misto frio”, Stock opta pelo anel externo de Curitiba

A Copa Nextel Stock Car realiza duas etapas na capital paranaense este ano. A primeira acontece neste domingo (18/5) no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba. Atualmente, o Campeonato é o único, dentre os brasileiros, a utilizar esse traçado, que possibilita uma velocidade média de 180 km/h. A marca supera, inclusive, a atingida no anel externo de BrasÁ­lia, onde foi realizada a última prova da categoria no inÁ­cio de maio.

Outra curiosidade da terceira etapa da temporada é que será a primeira corrida realizada com temperatura mais baixa. “Desta vez não correremos no ‘misto frio’ de Curitiba”, brinca André Bragantini (Eurofarma / Hope RH), referindo-se ao traçado completo da pista e ao clima mais “ameno” da cidade na qual o paulista vive atualmente.

Até agora, a categoria andou em São Paulo e na Capital Federal com clima quente, o que exigiu muito dos carros e também dos pilotos. “Agora, andaremos com temperaturas na casa dos 12º e 15ºC, de acordo com a previsão meteorológica. E isso influencia positivamente no desempenho do carro e dos pneus”, prevê Bragantini, que conquistou sua última vitória neste mesmo traçado de Curitiba, quando ainda corria pela Stock Light.

Ele acredita que correr no anel externo é mais coerente, já que a última prova, em BrasÁ­lia, também foi disputada neste tipo de traçado. “Antes eu gostava mais de circuitos mistos. Depois de conquistar meus melhores resultados em anéis externos, passei a gostar deles. Parece que é fácil, mas não é, pois a diferença de tempo está nos pequenos detalhes”, destaca o piloto da Nova RR, que aposta numa diferença ainda menor de tempos entre um carro e outro nesta etapa.

Os 34 carros da Copa Nextel Stock Car entram na pista de Curitiba nesta sexta-feira, para duas sessões de treinos livres com 30 minutos cada. No sábado acontece o treino classificatório, que define o grid de largada.