Stock: Átila Abreu assume liderança do campeonato

Piloto da AMG Motorsport sobe no pódio novamente, em segundo lugar.

O paulista Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) entrou para a história como o primeiro vencedor no Velopark, autódromo gaúcho que foi inaugurado com a terceira etapa da Copa Caixa Stock Car, disputada domingo (02/5) em Nova Santa Rita, 30 km de Porto Alegre. Com a segunda posição, o sorocabano Átila Abreu (Zinco Jeanswear/Baterias LÁ­der/Santa Carolina) assumiu a liderança da principal categoria do automobilismo brasileiro com 49 pontos, quatro de vantagem sobre o vencedor. O pódio ficou completo com o paranaense Júlio Campos (JF Racing).

“A liderança do campeonato só coroa o nosso trabalho. Estou praticamente garantido para o playoff, mas não podemos ficar só comemorando. Ainda estamos no começo da temporada e temos que trabalhar ainda com mais afinco”, determinou Átila Abreu.

Piloto mais jovem, com 22 anos de idade, e apenas na sua terceira temporada completa na Stock Car, Átila Abreu credita grande parte dos méritos de sua liderança para a AMG Motorsport (3M/Poliron/Beta Ferramentas), equipe com comando desportivo do campeonÁ­ssimo Ingo Hoffmann.

“Nossa estratégia para esta corrida era acompanhar os lÁ­deres e ganhar posições no pit stop. Deu certo, larguei em quarto, passei para terceiro e retornei para a pista na vice-liderança”, contou sobre a corrida. “É uma equipe que está entre as três melhores. Começamos bem, o contato e a união com o time é muito grande”, comentou.

Com o seu segundo lugar pela segunda vez em três corridas – na prova anterior foi sétimo -, Átila Abreu está bem próximo de sua primeira vitória na Stock Car, mas pensa mais no tÁ­tulo de campeão. “Esta estréia no Velopark foi bem interessante, tive um carro competitivo. Preferi pensar no campeonato a atacar o lÁ­der para arriscar uma vitória incerta e deu certo. Vamos trabalhar para chegar na primeira vitória, mas o importante é o tÁ­tulo”, falou. “O Cacá marcou o nome dele na estréia de Salvador, o Ricardinho MaurÁ­cio na inauguração aqui do Velopark, então, deixa Ribeirão Preto aqui pro caipira”, encerrou o representante de Sorocaba, falando sobre a quinta etapa, que será realizada pela primeira vez nas ruas da cidade do interior paulista.

Companheiro de equipe do lÁ­der Átila Abreu, Gustavo Sondermann (Aon/Icec/Bezema) passou por um problema inusitado no automobilismo. Ele foi largar dos boxes, mas o carro que estava Á  sua frente teve o motor apagado e ele ficou três voltas parado até que a saÁ­da fosse obstruÁ­da. “Isso arruinou com qualquer pretensão que eu tinha para a corrida. O prejuÁ­zo foi enorme”, desabafou o 24º colocado.