Stock Car: Decisões na Stock Car agitam Interlagos no final de semana

Treinos começam nesta sexta-feira, a partir das 10h para a categoria principal.

O encerramento que todos sonhavam, com decisões nas três divisões. Assim será o final de semana no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, com as disputas das 12ª etapa da Copa Nextel Stock Car, da nona prova da Copa Vicar, divisão de acesso, e da 11ª corrida da Stock Jr., divisão de formação. Todas elas chegam à última disputa indefinidas e prometendo brigas emocionantes. Para completar a festa no circuito paulista, o público ainda terá a oportunidade de acompanhar a oitava e última corrida da Copa Webmotors Pick Up Racing, que definirá o vice-campeão de 2008. A Rede Globo de Televisão mostrará no domingo a Copa Nextel Stock Car ao vivo, a partir das 11 horas, dentro do Esporte Espetacular.

Nesta sexta-feira acontecem os primeiros treinos livres em Interlagos. A programação será bastante intensa, com duas sessões para cada, com início às 7h40 e término previsto para as 17h55. No sábado ocorrerão as tomadas de tempo para as definições dos grids de domingo.

A decisão na Copa Nextel Stock Car reunirá os paulistas Ricardo Maurício, com 286 pontos, e Marcos Gomes, com 285, que duelarão pelo título. Ricardinho, da Medley/WA.Mattheis (Peugeot), tem maior número de vitórias, o que lhe dá vantagem em caso de um empate. Já Marquinhos, da Medley/A.Mattheis, tem o retrospecto favorável em Interlagos a seu favor, tendo vencido as três últimas corridas ali, mas tem de chegar à frente do adversário para garantir mais um título para a família Gomes na Stock Car – seu pai, Paulão Gomes, é tetracampeão.

A Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car, também terá emoção de sobra. No confronto direto estão o paulista Fábio Carreira, com 117 pontos, e o paranaense Diogo Pachenki, que soma 92 (112 a 92 com os dois descartes previstos). Carrera, da RCM Motorsport (Mitsubishi) precisa apenas de um 11º lugar na corrida para garantir o título desta temporada, enquanto Pachenki, da ALM Pachenki Motorsport (Chevrolet), tem uma missão mais complicada, pois precisa vencer e torcer para que o paulista chegue, no máximo, em 12º. Rafael Daniel, da Pauta Racing/DCM (Peugeot), vem em terceiro com 90 pontos, e pode, dependendo da combinação de resultados, ficar com o vice-campeonato.

Finalmente, a Stock Jr., divisão de formação, terá a briga entre o baiano Patrick Gonçalves e o paranaense Lucas Finger. Patrick, que já garantiu o título da classe Master, está na frente com 199 pontos (169 com os descartes), enquanto Finger soma 169. Como ainda estão em jogo 30 pontos – 25 pelas vitórias e cinco de bônus -, a decisão também será em Interlagos, sendo que o baiano fica com o título com uma sexta colocação (dez pontos).

Despedida do Super Campeão

Em meio à animação pela disputa de três títulos, a etapa de Interlagos marca também a despedida de Ingo Hoffmann da categoria. Maior campeão da Stock Car de todos os tempos, com nada menos que 12 títulos em 30 temporadas realizadas, o Alemão encerrará sua brilhante carreira neste domingo com números incríveis. Afinal, em 30 anos ele obteve 76 vitórias, 61 poles e 332 corridas que serão completadas nessa etapa.

O anúncio da retirada ocorreu justamente na abertura desta temporada 2008, após conseguir a pole da primeira etapa, também em Interlagos. O motivo é justamente o cansaço psicológico após tanto tempo em uma categoria – ele não disputou apenas a primeira prova, em 1979. “Estou bastante tranqüilo e quero aproveitar esses últimos dias. Será uma corrida muito prazerosa para mim, pois estou com a sensação de dever cumprido. E ainda poder ter esse momento em Interlagos, onde tudo começou, é muito emocionante”, explica Ingo.

O Alemão estará fora das pistas, mas não fora da Stock Car. Ele assumirá a função de diretor esportivo e comercial da AMG Motorsport, equipe pela qual correu nos últimos quatro anos e passando sua experiência para dois jovens pilotos que farão parte de seu time em 2009: Lico Kaesemodel e Átila Abreu.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *