Stock: Carro novo será a atração da temporada 2009

Novo modelo apresentará avanços na segurança, tecnologia, manutenção e design.

Consolidada como a principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car prepara-se para uma temporada 2009 ainda mais emocionante. Uma das atrações da próxima temporada será o lançamento do novo carro, que substituirá o atual projeto com nove anos de existência. Segurança, evolução tecnológica, custos baixos de manutenção e design moderno são as premissas do projeto desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que promete tornar ainda mais forte a categoria.


“O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria”, explica Carlos Col, diretor presidente da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car. “O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes. Com certeza, teremos mais emoção nas provas da temporada 2009”, completa.


A atenção redobrada para o desenvolvimento do carro tem sido uma das preocupações da Vicar. Tanto assim que a meta é completar cerca de 4,5 mil quilômetros de testes com o modelo, equivalente ao que um carro pode fazer na temporada. Isso possibilitará analisar cada detalhe e situação antes de chegar às mãos dos pilotos da Copa Nextel Stock Car. No comando do veículo na fase de testes está o piloto Felipe Giaffone, ex-piloto da Indy e hoje diretor da JL.


A segurança é um dos pontos fortes do novo modelo. Entre as novidades estão o banco do piloto em alumínio, com proteção lateral para a cabeça (o mesmo utilizado na Nascar), um design estrutural que facilita a retirada do capacete e imobilização do piloto, maior espaço lateral possibilitando a aplicação de materiais de absorção de impacto, posicionamento do piloto mais próximo do centro do carro, maior facilidade para entrada e saída do carro.


Paulo Gomes, primeiro campeão da Stock Car, é membro da comissão de segurança da categoria e tem acompanhado o desenvolvimento do novo carro. “Estamos virando uma página importante na categoria, da mesma forma que aconteceu em 2000, quando se mudou do Ômega para o chassis tubular. A Stock Car está sendo atualizada com o que há de melhor no mundo em termos de tecnologia em todos os aspectos. Em 2009, sem dúvida, começará outra fase significativa para a competição”, explica o ex-piloto, pai de Pedro e Marcos Gomes, ambos na Copa Nextel Stock Car.


A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *