Stock: Começam os treinos para a sétima etapa no Rio de Janeiro

Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, tem programação completa nesta sexta-feira.

A programação oficial da sétima etapa da Copa Nextel Stock Car 2009 começa nesta sexta-feira, com o início dos primeiros treinos livres. Serão duas sessões no dia, destinadas ao acerto dos carros para a disputa de domingo, a partir das 11h, com transmissão da Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. Mas o dia será de muita ação, com sessões para cada uma das quatro divisões da Stock Car, Copa Vicar, Stock Jr., Pick Up Racing e a própria Copa Nextel Stock Car. Os treinos terão início às 7h30, com término previsto para as 17h45.

A Copa Nextel Stock Car está de volta ao Rio de Janeiro. Desta vez, sem o charme da Corrida do 1 Milhão de Dólares, mas com a mesma importância para aqueles que sonham com o título da principal categoria do automobilismo nacional. A prova em Jacarepaguá é a sétima, ou seja, a penúltima antes do início da Super Final, que contará com os dez mais bem colocados após a oitava etapa, em Campo Grande (MS), no dia 5 de outubro.

Das dez vagas em jogo, apenas uma já tem dono. O bicampeão e atual líder Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), com 91 pontos já assegurou sua presença, enquanto pelo menos outros 20 pilotos seguem com chances matemáticas. Marcos Gomes, de São Paulo, da Dolly Racing (Chevrolet), em segundo, com 65 pontos, e o paraibano Valdeno Brito, da RCM Motorsport (Peugeot), em terceiro e vencedor da Corrida do Milhão, com 58, estão em situação favorável e precisam de boas colocações para carimbar o passaporte nesta etapa.

Os 20 pilotos mais bem colocados após a sexta etapa são os seguintes: 1) Cacá Bueno (RJ), 91; 2) Marcos Gomes (SP), 65; 3) Valdeno Brito (PB), 58; 4) Max Wilson (SP), 55; 5) Antonio Pizzonia (AM), 51; 6) Luciano Burti (SP), 48; 7) Ricardo Maurício (SP), 47; 8) Átila Abreu (SP), 45; 9)Allam Khodair (SP) e Antônio Jorge Neto (SP), 42; 11) Paulo Salustiano (SP), 36; 12) Thiago Camilo (SP), 34; 13) Xandinho Negrão (SP), 33; 14) Daniel Serra (SP) e Ricardo Sperafico (PR), 32; 16) Giuliano Losacco (SP), 25; 17) Lico Kaesemodel (PR), 22; 18) Nonô Figueiredo (SP), 19; 19) Alceu Feldmann (PR), 17; 20) David Muffato (PR), Duda Pamplona (RJ) e Felipe Maluhy (SP), 14.

Disputa em todas as divisões
A Copa Vicar classificará as duas melhores equipes para a divisão principal em 2010. Essa condição faz com que a competição seja uma das mais acirradas ao longo da temporada, resultando em provas emocionantes. Após quatro das nove etapas previstas, a liderança é do paulista Tiago Gonçalves, da DCM Motorsport (Peugeot), com 49 pontos, a mesma pontuação de Júlio Campos, da Carlos Alves Competições (Peugeot).

Colados nos líderes estão Rafael Daniel, da FTS Competições (Peugeot), com 46, Diogo Pachenki, da ALM Pachenki Motorsport (Chevrolet), com 45, e Gustavo Sondermann, da Gramacho Racing (Peugeot) e Felipe Lapenna, da Full Time Junior Team (Peugeot), ambos com 44 pontos. Na briga das equipes, a liderança é da DCM Motorsport que soma 86 pontos, seguida pela FTS Competições, com 70, ALM Pachenki Motorsport e Full Time Junior Team, ambas com 68, Carlos Alves Competições, com 58, Nascar Motorsport, com 56 e Gramacho Racing, com 50.

Já na Stock Jr., o paulista João Marcelo segue na frente nas classificações geral e da classe Máster. Com duas vitórias, ambas em São Paulo, e um segundo lugar, em Brasília, o piloto soma 105 pontos, contra 88 do segundo colocado, o também paulista Fábio Fogaça (SP). Na terceira posição está o paranaense Pedro Boesel, com 85 pontos. Em cinco provas realizadas, quatro pilotos chegaram ao topo do pódio, João Marcelo, Rodrigo Barone, Patrick Gonçalves e Cássio Homem de Mello, mostrando que tudo pode acontecer na etapa carioca.

Após uma parada de mais de dois meses, a Pick Up Racing volta a ser atração no Autódromo Internacional Nelson Piquet, com a disputa da quarta etapa da temporada. Será a estreia da divisão no circuito carioca após a sua inclusão na Família Stock Car. A última passagem foi em 2007 e a etapa será novidade para muita gente. Como as demais divisões, a disputa pelo topo da tabela também apresenta grande equilíbrio, com Júlio Campos, da AMD Racing (Mitsubishi), na liderança, com 51 pontos, contra 42 de seu companheiro de equipe, Fabrício Lançoni. Thiago Riberi e Rodrigo Navarro, ambos da Gramacho Racing (Chevrolet), dividem o terceiro lugar, com 41 pontos.

A Rede Globo de Televisão mostrará a sétima etapa ao vivo, enquanto a Copa Vicar será mostrada pelo Speed Channel e RaceTV (www.racetv.com.br) e a Pick Up Racing terá transmissão pela Rede Vida, Speed Channel e RaceTV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *