Stock: Duda prevÁª equilÁ­brio ainda maior em BrasÁ­lia

A temporada brasileira de Stock Car continua dia 16 com a disputa de uma das corridas mais esperadas do ano: a etapa de BrasÁ­lia vai definir as 10 vagas do play off em um circuito onde o equilÁ­brio visto em Curitiba deverá ser ainda maior.

Essa é a opinião de Duda Pamplona, piloto da Officer Motorsport e um dos treze competidores que ainda têm chances matemáticas de conseguir um lugar para disputar o tÁ­tulo deste ano. Pelo regulamento da categoria, os dez melhores classificados após as oito primeiras corridas do ano definem o campeonato em uma classificação Á  parte nas derradeiras quatro provas de 2007.

“Quando o play off foi instituÁ­do, em 2006, ficaram muitas dúvidas sobre sua contribuição Á  Stock. Agora parece que todo mundo gostou tanto que o campeonato inteiro está equilibrado: nas sete etapas disputadas só um piloto conseguiu vencer duas vezes e Á s vésperas da definição das dez vagas nada menos que 23 pilotos estão envolvidos nesse jogo de xadrez, onde é preciso somar o maior número de pontos e levar em consideração o resultado dos seus concorrentes diretos”, comentou Pamplona.

Se na corrida realizada no anel externo de Curitiba nada menos que 44 pilotos conseguiram marcar tempos no mesmo segundo, em BrasÁ­lia esse equilÁ­brio poderá ser ainda maior em função das caracterÁ­sticas do traçado local, praticamente um quadrilátero, como explica o piloto da Officer Motorsport:

“Embora o anel externo tenha quatro curvas para a direita e uma para a esquerda, esta última é tão aberta que acaba criando uma reta torta no lado oposto aos boxes. Dito isso, fica claro que o desgaste dos pneus do lado esquerdo, em particular o dianteiro, será um dos pontos mais importantes no acerto dos carros, além do ar seco, que cria dificuldades para conseguir a melhor carburação.”

Se o desgaste dos pneus pode ser atenuado com as regulagens de suspensão e calibragem – que são livres -, encontrar a mistura ideal de ar e combustÁ­vel é tarefa mais complexa, já que os carburadores são lacrados. “A alternativa mais comum para conseguir a mistura ideal é trabalhar com a pressão de combustÁ­vel”, explica Duda.