Stock: EquilÁ­brio coloca 31 carros separados por menos de 1 segundo

Paulo Salustiano larga em 31º lugar e é o último piloto que levou menos de um segundo do mais rápido no treino de classificação que reuniu 50 carros.

A competitividade da Stock Car V8 só vai se confirmando e aumentando a cada prova realizada. No treino de classificação deste sábado (05/5) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), para organizar o grid de largada dos 38 carros admitidos para a segunda etapa da competição, 31 deles ficaram separados por menos de um segundo. “O equilÁ­brio está altÁ­ssimo. Não podemos cometer nenhum erro, nem no acerto do carro, tampouco na pilotagem. Aqui na Stock Car é briga de gente grande”, comentou o paulista Paulo Salustiano (Inpacom/Nicoboco/ Sawary/RedeTV), que vai largar justamente da 31ª posição com a marca de 1min24s129.

O mais rápido no treino classificatório que reuniu os 50 inscritos foi o carioca Cacá Bueno (Eurofarma RC), atual campeão do certame, que foi cronometrado em 1min23s170. No entanto, na Super Classificação que reuniu os dez mais rápidos a pole position ficou com o paranaense Rodrigo Sperafico (Biosintética/Action Power), com o tempo de 1min22s897 (média de 160.46 Km/h). A Rede Globo de Televisão transmitirá ao vivo a corrida da Copa Nextel Stock Car, a partir das 11 horas de domingo (06/5), dentro do programa Esporte Espetacular.

A polêmica regra que assegura dentro do grid máximo de 38 carros vaga para largada em todas as etapas aos 25 primeiros colocados do campeonato do ano passado, mais o campeão e vice da Stock Light de 2006, independente do tempo que garantam no treino classificatório, voltou a fazer vÁ­timas em Curitiba. Mesmo ficando com o 36º e 37º tempos, respectivamente, o paranaense Alan Chanoski (Tatu Motorsport) e o paulista Christian Conde (Nascar Motorsport) tiveram que ceder suas vagas para o catarinense Mateus Greipel (Sama GomeSport/FF), 39º tempo, e o paranaense Thiago Marques (Cimed Racing), 40º tempo, já que ambos terminaram na 21ª posição na temporada passada.

â€œÉ regra do jogo e todos já sabiam antes do inÁ­cio da temporada. Agora, não adianta chiar, o jogo já começou. Acho que a regra está correta e quem investiu antes, tem que levar certa vantagem. Se for mudar alguma coisa, só pode ser para o próximo ano”, opinou Paulo Salustiano, vice-campeão da Stock Car Light em 2005 e segundo melhor estreante da Stock Car V8 no ano passado.