Stock: Equipe Petrobras-Action Power focou trabalho no acerto de corrida

A sétima etapa da Stock Car iniciou o primeiro dia de treinos hoje, em Santa Cruz do Sul, com tempo bom e temperatura amena, em torno de 20 graus. Mas, para a disputa da classificação, amanhã, e da corrida, no domingo, a previsão é de 4 graus Celsius, temperatura atÁ­pica para uma prova no Brasil.


Na era moderna da Stock, iniciada em 2000 com a implantação do novo pacote técnico, apenas uma única vez a categoria enfrentou clima semelhante, em Guaporé, também no Rio Grande do Sul, em 2002.

 


Se confirmada a mudança brusca de temperatura de hoje para amanhã, as equipes terão trabalho redobrado, já que alguns acertos do carro podem não ter o mesmo rendimento em condições tão diferentes. “Nos preocupamos em fazer acertos básicos, sem focar em virar voltas rápidas e posso dizer que estou confiante em uma boa prova no domingo”, comenta Luciano Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo-Brasil Telecom).


 


O ex-piloto da F-1 começou o dia com o oitavo tempo no treino extra, mostrando que a equipe e o piloto tinham um set up inicial eficiente para a pista gaúcha, onde a Stock Car faz apenas sua segunda prova na história.


 


No treino seguinte, o piloto da Petrobras-Action Power sofreu um acidente que danificou a frente do carro, impedindo-o de prosseguir naquela sessão. O time recuperou os danos e conseguiu disputar o treino final, e o paulista terminou como o 15º mais rápido. “Ainda estamos analisando as causas do acidente, mas o que importa é que, mesmo perdendo tempo na segunda sessão, conseguimos testar vários componentes diferentes para usarmos nesta etapa”, diz Burti.


 


Por outro lado, seu companheiro de equipe, Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina), não teve um dia produtivo hoje em Santa Cruz do Sul. O paranaense foi um dos destaques no primeiro treino, com o sétimo melhor tempo, mas depois nas duas sessões seguintes perdeu bastante rendimento.


 


“Mudamos tudo no carro e não surtia efeito. De uma hora para outra, perdemos terreno para os concorrentes”, lembra Marques. No final da última sessão, a equipe encontrou um problema sério no diferencial do carro. “Foi um alÁ­vio saber que encontramos a falha, mas ao mesmo tempo perdemos tempo valioso para refinar o acerto do carro nos treinos livres. Agora é torcer para que o set up inicial que usamos na sessão extra nos deixe competitivo na classificação”, espera.


 


Paulo de Tarso, diretor-técnico da Petrobras-Action Power, acredita que é possÁ­vel reverter esta ligeira desvantagem amanhã. “De fato, perder muito tempo de pista é ruim aqui em Santa Cruz, porque a cada treino todos os adversários encontram uns dois ou três décimos, enquanto no caso do Thiago não foi possÁ­vel fazer esta evolução. Ao mesmo tempo, tanto no carro dele quanto no do Luciano nos concentramos em voltas com pneus usados, então estamos otimistas para a corrida”, afirma.