Stock: ‘Estrangeiros’ esquentam a Copa Nextel Stock Car 2009

Xandinho Negrão, da Medley/A Mattheis, e Max Wilson, da Eurofarma são atrações da principal categoria do automobilismo nacional.

A temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car terá ‘sangue novo’. A competição, que começará no dia 29 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, contará com duas feras com larga experiência internacional e que voltam ao Brasil para agitar ainda mais a briga pelo tÁ­tulo. Xandinho Negrão, depois de quatro anos competindo na Europa, volta ao paÁ­s para defender a Medley/A. Mattheis, campeã de 2008, e Max Wilson, há 12 anos no exterior e vindo da Copa Australiana V8 de Supercars. São dois destaques do automobilismo brasileiro que, certamente, colaborarão com a Copa Nextel Stock Car 09.

Aos 23 anos, Xandinho Negrão está feliz por voltar justamente pela categoria mais importante do paÁ­s. Campeão sul-americano de Fórmula 3 em 2004, ele passou pela Fórmula GP2 de 2005 a 2007, antes de se transferir para o FIA GT em 2008. Com o Maserati MC12 GT1 e ao lado do português Miguel Ramos, venceu a etapa de Nogaro (França) e ficou em 3º na classificação de pilotos, além de contribuir para o tÁ­tulo de equipes da Maserati. “Espero colocar em prática toda a experiência que adquiri no exterior”, diz.

Xandinho ressalta que o projeto na Stock Car é de longo prazo. “Será um ano bem trabalhoso. Não podemos esquecer que ainda é impossÁ­vel saber como estará cada equipe ou cada piloto, porque ninguém conhece o carro novo. As equipes que conseguirem equilibrar o carro mais cedo deverão brigar pelo tÁ­tulo. Minha meta é somar o maior número de pontos para entrar na Super Final, coisa que considero bem viável. Se isso acontecer, será um excelente ano de estréia.”, concluiu o piloto, que não descarta a intenção de disputar provas de longa duração na Europa, dependendo dos convites.

Já Max Wilson, de 36 anos, conta com um currÁ­culo mais extenso. Após 12 anos fora do paÁ­s, retorna para pilotar o carro nº 65 de uma das principais equipes da Copa Nextel Stock Car, a Eurofarma-RC. Ele começou aos 11 anos no Kart, onde permaneceu até 1992. Também disputou por aqui as categorias Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet (vice-campeão brasileiro em 1994), Fórmula 3 (vice-campeão sul-americano em 1995) e Fórmula 3000. Em 1996, a convite da equipe Prema, foi Á  Europa para disputar a Fórmula 3 Alemã onde conquistou duas vitórias.

Entre 1997 e 2000, foi piloto de testes na Fórmula 1, atuando para a equipe Williams ao lado do colombiano Juan Pablo Montoya. Em 2000, Max Wilson juntou-se Á  equipe Arciero Blair para uma temporada na Fórmula Indy (Champ Car) e, dois anos depois, estreou na Copa Australiana V8 Supercars, onde permaneceu até o fim de 2008.

“Estou voltando ao Brasil tendo a oportunidade de estrear na principal categoria do automobilismo nacional e numa equipe de ponta. Estou muito feliz e espero que esta parceria dê resultados o mais breve possÁ­vel”, explica o piloto, nascido na Alemanha e naturalizado brasileiro.