Stock: ExperiÁªncia na A1GP ajuda Khodair a avaliar o “botão de ultrapassagem”

Com base no contato que teve com o sistema nas três corridas que disputou pelo campeonato internacional, piloto paulista avaliou uma das novidades mais aguardadas da temporada.

O paulista Allam Khodair é provavelmente o único entre os 47 nomes confirmados para a temporada de 2007 da Copa Nextel Stock Car com experiência no uso do “push-to-pass” – uma das novidades introduzidas no campeonato deste ano que promete aumentar o número de ultrapassagens durante as corridas do campeonato brasileiro. O sistema, que significa “aperte para passar” em tradução literal, é usado há alguns anos na A1GP – categoria na qual Allam defende a equipe do LÁ­bano – e garante boa parte das inúmeras trocas de posição que caracterizam as provas do campeonato internacional.

Embora tenha um funcionamento diferente na Stock Car, o “botão de ultrapassagem” também foi instituÁ­do com a finalidade de aumentar a competitividade durante as corridas, e recebeu a aprovação do piloto paulista nos testes desta semana, realizados em São Paulo. “Na A1GP o push-to-pass aumenta em 300 giros a rotação máxima do motor durante vinte segundos, e pode ser usado até oito vezes por corrida”, explicou Khodair. “Na Stock o sistema consiste em um cilindro de óxido nitroso, popularmente conhecido como nitro, que tem capacidade para três descargas no motor ao longo de cada prova. Embora tenham caracterÁ­sticas diferentes, acredito que os dois sistemas sejam eficazes e vejo a corrida deste domingo como um bom teste para o nosso push-to-pass”, acrescentou.

Nos treinos realizados nesta semana no Autódromo de Interlagos, o nitro aumentou em 2 km/h a velocidade máxima dos carros de equipe Boettger, de Allam Khodair e Alceu Feldmann, no trecho entre a subida da Junção e a freada para o S do Senna. Esse número, embora pareça pequeno, é suficiente para facilitar trocas de posição, o que deve resultar na aprovação do novo sistema por todos os pilotos.

“Acredito que o nitro deva ajudar a aumentar o espetáculo. Por outro lado, seu uso tem um efeito psicológico que não foi considerado, e que pode aumentar o número de acidentes. Se o piloto que prepara uma ultrapassagem usar o push-to-pass e, mesmo assim, sentir que não vai conseguir ganhar a posição, ele pode não querer perder a viagem e tentar ultrapassar de qualquer maneira. É uma hipótese que pode aumentar o risco de toques e batidas, e por isso os comissários precisarão ficar de olho para punir eventuais excessos”, acrescentou Khodair.

O piloto paulista terminou os dois dias de treinos livres realizados em São Paulo nesta semana entre os dez mais rápidos da categoria, e acredita em uma estréia positiva na temporada de 2007. “Fizemos bons treinos e a preocupação maior da equipe foi encontrar o melhor acerto para os novos pneus nacionais, que estão substituindo os importados. Temos os treinos livres de amanhã (sexta-feira) para melhorar o equilÁ­brio do carro, e nosso objetivo continuar sendo o de disputar a vitória neste fim de semana”, finalizou Khodair.