Stock Jr.: Em Curitiba, categoria disputa pela primeira vez corrida em anel externo

Etapa paranaense marca a estréia dos carros da Stock Jr. nesse tipo de circuito, que costuma proporcionar corridas cheias de ultrapassagens.

A sétima etapa da temporada de 2007 da Stock Jr., que será realizada no próximo sábado (8/9) no Autódromo de Pinhais, na Grande Curitiba, marcará a estréia dos carros da categoria em um anel externo. Desde que chegou ao país para acompanhar o principal evento do automobilismo nacional, em 2006, a Stock Jr. correu três vezes na capital paranaense, mas sempre utilizou o traçado completo do circuito Raul Boesel. E, por essa razão, a rodada deste sábado está sendo cercada de grande expectativa.

“Esperamos uma corrida com muitas trocas de posição, que devem ser facilitadas pelo efeito do vácuo criado por nossos carros em trechos de aceleração plena”, opinou o paulista Rodrigo Navarro (Clube de Saúde / Simmons), terceiro colocado na tabela da classe Master da categoria. “A Stock Jr. normalmente apresenta corridas cheias de ultrapassagens, e no anel externo, como acontece com freqüência na Stock V8, as trocas de posição devem ser mais freqüentes”, acrescentou.

Em virtude do anel externo do circuito de Curitiba manter duas das principais características do traçado original – que são o Esse de Baixa no fim da Reta dos Boxes e a Curva Zero, na entrada desse trecho – a expectativa é de que as velocidades máximas atingidas pelos carros da Stock Jr. sejam semelhantes às das provas disputadas no circuito completo. A diferença é que, sem as curvas do miolo, os pilotos passarão mais da metade da volta com o pé cravado no acelerador, o que aumenta o equilíbrio entre os carros.

“Devemos atingir velocidades próximas aos 200 km/h, e as médias devem ficar cerca de 10 a 15% maiores do que no circuito completo. Isso, para a Stock Jr., significa percorrer uma volta a cerca de 150 km/h de média”, analisou o piloto. Navarrinho lembrou, também, que a Stock Jr. voltará neste fim de semana a se apresentar no sábado, como costumava acontecer no ano passado – quando toda a temporada foi composta por rodadas duplas. A diferença, no entanto, é que desta vez a antecipação da prova segue a programação da Copa Nextel, que também terá sua corrida disputada no sábado.

“Esta será uma novidade para o público, e me agradou bastante. Tradicionalmente as corridas no Brasil são disputadas aos domingos, mas a antecipação da etapa cria uma nova alternativa de entretenimento para os torcedores, principalmente para aqueles que apreciam outros esportes também realizados aos domingos, como o futebol”, analisou Navarrinho.

Segundo colocado na primeira corrida da Stock Jr. realizada em Curitiba neste ano, Navarrinho tem boas expectativas para a corrida do fim de semana – que pode representar sua volta à vice-liderança da competição. Terceiro colocado na classificação geral com 103 pontos, ele está a apenas sete de Patrick Gonçalves, o segundo colocado na tabela com 110. Jason Oliveira segue na liderança com 159.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *