Stock Jr. Paulista: Segunda etapa teve show de ultrapassagens

Um verdadeiro show de ultrapassagens! É assim que se pode definir a prova que marcou a segunda etapa do Campeonato Paulista de Stock Jr., disputado nesse domingo (11), no autódromo de Interlagos (São Paulo). Marcada por um grande equilÁ­brio entre os competidores, a disputa pelas primeiras posições persistiu por toda a corrida, e a vitória só foi decidida na linha de chegada, com dois carros disputando cada centÁ­metro de asfalto.

A conquista foi do piloto Rodrigo Rosset, de Campinas, que completou as 14 voltas em 30:16.189, numa chegada sensacional: apenas 22 milésimos Á  frente de Adriano Amaral. Em seguida, chegaram Beto Cavaleiro, 3s170, e Juka Gandelim, meio segundo depois, brigando até a última volta. “Ganhei por uma piscada. Mesmo quem estava de fora não conseguiu saber quem tinha ganhado. Mas, se tivesse mais cinco metros de pista, o Amaral levava”, disse Rosset.
Â
O campineiro, que também marcou a pole, não se deu bem na ponta do grid. Luis Augusto, que largou melhor, ultrapassou o lÁ­der logo na primeira curva, na entrada do S do Senna. “Reconquistei a posição na volta seguinte e alternamos a liderança por várias voltas”, lembrou Rosset. No total, cinco pilotos estiveram na ponta do pelotão durante a corrida.
Â
Para Adriano Amaral, que fez o melhor tempo da prova na última volta, o segundo lugar foi satisfatório. “Treinei bastante antes dessa prova. Larguei em penúltimo lugar e pisei fundo. Só não fiquei em primeiro lugar por 22 milésimos. Agora quero correr o campeonato todo”, comemorou Amaral, que venceu a prova entre os pilotos da Máster.
Â
Terceiro colocado na prova, Beto Cavaleiro exaltou a participação de todos os integrantes do certame. “Foi uma prova incrÁ­vel e muito limpa”, acrescentou o piloto que agora lidera a tabela de pontos. “Um campeonato também se ganha com regularidade”, concluiu.
Â
Entre os estreantes da Stock Jr., quem fez bonito foi Gustavo Rizzo, que ficou em terceiro lugar da categoria Pró e em sétimo no geral. “Treinei na pista do ECPA. Apesar de nunca ter corrido em Interlagos, essa foi minha primeira prova e acho que foi legal”, falou Rizzo.
Â
O domingo teve uma surpresa: faltando meia hora para o inÁ­cio da prova, o piloto paulistano Rodrigo Assola se inscreveu, largou em último e ainda completou o pódio. “A dica é ficar calmo. Eu não estava nem um pouco preocupado em ganhar e cheguei em sexto lugar. Apesar do resultado, ainda não sei se vou correr o campeonato todo”, explicou Assola, que já brilhou no Kart e correu a última etapa da Stock Car Jr., em 2009.
Â
Diferente da primeira etapa, cujas tomadas de tempo ocorreram no sábado, dessa vez a classificação para a prova foi na manhã de domingo. Porém, o tempo não estava estável e a chuva prejudicou muito todos os pilotos. “A reta principal ficou muito molhada e a oposta, não. Era difÁ­cil saber onde estava seco e onde estava úmido. Mas isso atrapalhou todo mundo, ninguém em especial”, contou Juka, que formou o pódio da Máster, na terceira colocação.
Â
Para Dito Giannetti, um dos idealizadores da Stock Jr., a segunda etapa foi de tirar o chapéu. “Tivemos um probleminha com o tempo na tomada de tempo classificatória, mas nada que tenha atrapalhado a realização da prova, que ocorreu na parte da tarde. Os pilotos fizeram uma bela prova e agora a classificação do campeonato, que embolou toda, está acirrada. Agora é aguarda a terceira etapa”, declarou Dito.
Â
A terceira etapa do Campeonato Paulista de Stock Jr. também ocorrerá em Interlagos, no dia 23 de maio.
Â
Confira o resultado da segunda etapa
1º Rodrigo Rosset (Flint Rosset/Twisy Travel) (P – Campinas), 14 voltas em 30:16.180 – melhor volta 2:01.130
2º Adriano Amaral (Cantina Di Fatto/Friozem LogÁ­stica/Service Klein/Street Block) (M- São Paulo), a 0.022 – melhor volta 2:01.700
3º Beto Cavaleiro (Hanier) (M- São Paulo), a 3.170 – melhor volta 2:02.358
4º Juka Gandelim (Cimentolite/Grupo Cicat/Coletti/Tubocat) (M – Piracicaba), a 3.673 – melhor volta 2:02.302
5º Caito Vianna (Automondo VeÁ­culos / Incotela / Zin Bar) (M – Campinas), a 14.362 – melhor volta 2:01.903
6º Rodrigo Assola (P- São Paulo), a 26.228 – melhor volta 2:05.721
7º Gustavo Rizzo (P- São José dos Campos), a 29.505 – melhor volta 2:05.989
8º Felipe Benitez (M- São Paulo), a 35.509 – melhor volta 2:05.995
9º Eduardo Furlanetto (Steintemp/Motiva/Radnaq/Servsat) (P- São Paulo), a 37.661 – melhor volta 2:05.906
10º José Caruso (M – Campinas), a 1:37.105 – melhor volta 2:11.500
11º Luiz A. Alves (Sauro Energia para Locomoção /Sumaré Leilões) (M – Campinas), a 6 voltas melhor volta 2:01.745
Â
A realização e a organização do Campeonato Paulista de Stock Jr. são do ECPA Racing.