Stock: Losacco pode garantir presença nos playoffs

Bicampeão está perto de consolidar em Curitiba a vaga entre os 10 que decidirão título.

Atual bicampeão da Stock Car V8, o paulista Giuliano Losacco (Medley) poderá garantir por antecipação neste fim de semana uma vaga entre os 10 pilotos que decidirão o título da temporada nos playoffs das últimas quatro provas. Ele tem 42 pontos e divide a quarta colocação com Thiago Camilo. No ano passado, ao final da oitava etapa, o 10º colocado – Luciano Burti – somava 45 pontos. Se a média se mantiver, um 13º lugar na 6ª etapa, domingo em Curitiba, seria suficiente para conservar Losacco na luta pelo tri.

Losacco, no entanto, quer muito mais. Ele vem de um terceiro em Londrina, resultado que compensou parcialmente a decepção sofrida na corrida anterior em Interlagos, onde esteve próximo de conquistar a primeira vitória no ano. O sonho foi interrompido pela quebra da alavanca de câmbio quando era o segundo e pressionava o líder Cacá Bueno. “Não basta terminar a oitava etapa entre os 10. É necessário chegar bem, já que a pontuação não será zerada para os playoffs. O primeiro colocado começará com 25 pontos, o segundo com 20, e assim vai. Ou seja: quem não estiver entre os três primeiros já sairá muito atrás na classificação”, observa.

A comparação com os números de 2005 dá razão a Losacco. Se o sistema tivesse sido utilizado no ano passado, ele iniciaria os playoffs com 20 pontos, contra 25 de Cacá. Em compensação, teria liquidado a fatura já no Rio de Janeiro, na penúltima prova do calendário. Foi em Jacarepaguá, aliás, que Giuliano venceu pela última vez. “Tivemos alguns problemas de acerto neste início de campeonato, mas o carro melhorou bastante nas duas últimas provas. A tendência é que essa evolução prossiga em Curitiba”, imagina.

Se as estimativas que circulam no meio estiverem corretas, a equipe Medley poderá assegurar na capital paranaense a presença de seus dois carros no período mais nobre do campeonato – além da 8ª etapa, que apontará a lista definitiva dos Top 10, os playoffs serão exibidos ao vivo pela TV Globo. Para tanto, Guto Negrão precisaria receber a bandeirada pelo menos em 3º lugar. Com os 31 que lhe dão provisoriamente a 8ª posição, marcaria mais 17 e bateria nos 47 – dois, portanto, acima do número-base utilizado pela categoria. Com uma campanha regular, Guto é um dos três únicos pilotos – os demais são Hoover Orsi e Alceu Feldmann – que pontuou nas cinco etapas.

Matematicamente, Cacá Bueno, com 100 pontos, e Hoover Orsi, com 76, já carimbaram o passaporte rumo à decisão. Antonio Jorge Neto, com 55, é outro nome praticamente certo. A briga por um lugar entre os 10 primeiros é mais acirrada na parte de baixo da tabela. Entre Pedro Gomes, 10º colocado com 24 pontos, e o 17º Paulo Salustiano, a diferença é de apenas seis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *