Stock: Medley começa defesa dos tÁ­tulos da Stock Car

Xandinho e Starostik, nova dupla de pilotos, não têm medo da pressão.

Depois da memorável campanha de 2008, quando conquistou a dobradinha de equipes e de pilotos da Stock Car, a Equipe Medley começa nesta sexta-feira a defender os tÁ­tulos da mais importante categoria do automobilismo nacional. A pista de Interlagos será aberta para as duas primeiras sessões de treinos livres abertura do calendário, marcada para domingo no autódromo paulistano.

No ano passado, a organização comandada pelo diretor-técnico Andreas Mattheis venceu oito das 12 etapas. Ricardo MaurÁ­cio foi o campeão, seguido pelo companheiro Marcos Gomes. Valdeno Brito, o terceiro piloto da equipe, terminou na quinta colocação. Ao final da temporada, no entanto, a Medley iniciou um ambicioso processo de reformulação. Optou por concentrar esforços em apenas uma equipe de dois carros, dispensou os três pilotos e contratou o estreante Xandinho Negrão para fazer parceria com o paranaense William Starostik, que correra ao lado de Ricardo MaurÁ­cio, mas sem contar com o patrocÁ­nio da empresa. Com apoio da Red Bull, a outra equipe de Mattheis contará com Cacá Bueno e Daniel Serra.

Xandinho, de 23 anos, e Starostik, de 24, sabem da responsabilidade que terão pela frente. Desde que a Medley e Mattheis iniciaram a parceria em 1998, todos os pilotos que passaram pela equipe ganharam ao menos uma corrida. Esse foi o caso, por exemplo, do paraibano Valdeno Brito, que alcançou uma inédita vitória na etapa que pagou o prêmio recorde de um milhão de dólares no Rio de Janeiro em 2008. Três meses antes, MaurÁ­cio, Gomes e Valdeno, nessa ordem, ocuparam os três lugares do pódio em Curitiba – façanha inédita nos 30 anos de existência da categoria.

“Andar numa equipe vencedora é muito mais um fator de otimismo do que de pressão. Além disso, conheço o Andreas há muitos anos e chegamos a trabalhar juntos na vitória nas Mil Milhas Brasileiras de 2005 e no tÁ­tulo do Brasileiro de Endurance. A ambientação será natural”, observa Xandinho, que está regressando ao Brasil depois de quatro anos na Europa, onde correu na Fórmula GP2 de 2005 a 2007 e no Mundial de FIA GT em 2008. Starostik também descarta qualquer preocupação com um possÁ­vel peso extra representado pelo histórico do time baseado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. “Ainda sou novo, não tenho tanta experiência e meu objetivo é continuar evoluindo”, avisa o piloto, cujo melhor resultado no ano passado foi um 5º lugar em Curitiba.

Nesta quinta-feira, enquanto os promotores explicavam as mudanças introduzidas no campeonato – com ênfase no novo carro que substitui o modelo utilizado desde 2000 -, Xandinho e Starostik passaram pelos boxes para começar a preparação para os treinos de amanhã. Os carros da equipe não foram bem nos testes coletivos desta semana no mesmo circuito. “Há um problema com a parte hidráulica da direção. Além de ela ficar dura de repente, não permite uma condução precisa aos pilotos. Temos um trabalho difÁ­cil neste fim de semana”, antecipa Mattheis.

Carlos Col, executivo da empresa que organiza a Stock Car, defendeu-se das crÁ­ticas de que a estréia do novo carro deveria ter sido adiada em função da crise internacional, cujos reflexos vêm sendo sentidos no Brasil e, em conseqüência, na Stock Car. “O Brasil está sólido e a Stock Car também. Diziam que não conseguirÁ­amos encher o grid e os 32 carros estão aÁ­â€, rebateu. O dirigente disse ainda que a corrida de rua em Salvador, prevista para agosto, deverá ser confirmada até dia 15 de abril, desde que os padrões de segurança estejam assegurados. E, ao contrário do que imaginava o meio, afirmou que a corrida do milhão de dólares poderá ser reeditada neste ano. “Estamos buscando parceiros.”

Divididas em dois grupos, as duas sessões de treinos terão 30 minutos cada e começarão Á s 11h20. As tomadas classificatórias, agora com formato quase idêntico ao da Fórmula 1, serão realizadas sábado. Domingo, a largada para as 27 voltas ou máximo de 50 minutos será autorizada Á s 11h00. A TV Globo entrará ao vivo a partir da parada para troca de pneus, marcada para a “janela” entra o 25º e o 35º minuto de prova.