Stock: categoria completa 30 anos mais renovada do que nunca

Primeira etapa será neste domingo, em Interlagos.

A Copa Nextel Stock Car completa seus 30 anos de forma especial. A principal categoria do automobilismo nacional dará início a sua 31ª temporada neste domingo, dia 29, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Será a primeira das 12 disputas programadas entre março e dezembro, passando por cinco estados e o Distrito Federal, todas aos domingos e com transmissão da Rede Globo de Televisão. Serão 32 pilotos brigando pelo título, com várias atrações como Ricardo Maurício, atual campeão, os bicampeões Cacá Bueno e Giuliano Losacco, além do retorno do tricampeão Chico Serra. A programação oficial começa nesta sexta-feira, com treinos livres para as três divisões, a partir das 9h30.

As outras divisões da Stock Car também estarão reforçadas. A Copa Vicar continua sendo a porta de acesso para a Copa Nextel, classificando as equipes campeã e vice-campeã para a disputa da principal. Cada vez mais profissional e reforçada por pilotos que disputaram a Copa Nextel e a Stock Jr., a Copa Vicar tem sido atração em todas as etapas, com muitas brigas pela ponta do começo ao fim. A Stock Jr. iniciará sua quarta temporada e mantém sua condição de grande formadora de pilotos para a Stock Car. Já a Pick Up Racing terá seu segundo ano como integrante da Família Stock Car e a expectativa é de repetir o sucesso de 2008. A primeira prova será em Curitiba, no dia 12 de abril.

Nesta quinta-feira, em São Paulo, foi feito a apresentação da temporada, com a presença de jornalistas, pilotos, patrocinadores e apoiadores. Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, realizadora da competição, destacou a qualidade dos pilotos e equipes. “Tenho muito orgulho e honra de trabalhar com esse grupo de pilotos e equipes que temos para essa temporada. Estamos todos ansiosos pela estreia do novo carro, e tenho certeza que com o esforço de todos ele será um sucesso”, afirmou.

Uma disputa com tantas feras não poderia deixar de ter atrações e novidades. Na parte técnica e de entretenimento, a Stock Car também procura fazer com que a competição seja a melhor para equipes, pilotos e público. A grande novidade para 2009 é justamente o carro. O modelo JL G-09, projeto do brasileiro Gustavo Lehto e do italiano Nicola Scimeca, que foi desenvolvido com quatro premissas básicas: segurança, baixo custo, design moderno e tecnologia. Como todo novo carro, ele estará sendo aperfeiçoado ao longo da temporada.

Mas as novidades não param por aí. A Copa Nextel Stock Car terá agora a troca obrigatória de pneus, possível com a chegada das rodas de cubo rápido. Além disso, o pit para reabastecimento continua valendo, sem limite de litros, mas não podendo ser feito durante a troca de pneus. Na pontuação, outra novidade. A partir deste ano, o treino classificatório também beneficiará os mais rápidos. O pole receberá três pontos, ficando o segundo com dois e o terceiro com um, que serão somados ao seu resultado no final de semana. O vencedor, por exemplo, se também tiver feito a pole, somará 28 pontos na etapa 25 pela vitória e 3 pela pole, valorizando ainda mais a tomada de tempos. O treino classificatório deixa de ter as mini-corridas, com o melhor tempo sendo definido em três voltas.

A Bolsa de Premiação é mais uma atração. Ao lado de seus importantes parceiros, Nextel, que dá nome à competição, Caixa e Goodyear, patrocinadores; Bosch, co-patrocinador, e Chevrolet e Peugeot, montadoras, a Vicar garante, mesmo em tempos de economia mundial conturbada, a premiação de cerca de 4,5 milhões de reais. A Família Stock Car ganhou mais dois apoios de peso, a Esso, também co-patrocinadora e fornecedora oficial de combustível, além da Mobil, fornecedora de lubrificantes.

O grupo de 2009 da Copa Nextel Stock Car tem pilotos para todos os gostos. Dos mais experientes aos que encaram a categoria pela primeira vez, passando por ex-pilotos da F-1, ex-campeões da Stock Car e da Copa Vicar. São nada menos que nove títulos, sendo três com Chico Serra, da Hot Wheels, dois com Cacá Bueno, da Red Bull Racing, dois com Giuliano Losacco, da Ipiranga JF Racing, e um de David Mufatto, da RC-3 Bassani, e Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC.

Outros quatro vencedores da Copa Vicar também estarão no grid: Marcos Gomes, da Action Power, Betinho Gresse, da Hot Car Competições, Thiago Marques, da JF Racing, e Nonô Figueiredo, da Officer Pamplona’s. Da lista de ex-pilotos da F-1 estão Luciano Burti, da Boettger Competições, Ricardo Zonta, da Panasonic Racing, Max Wilson, da Eurofarma-RC, Pizzonia, Bernoldi, e Chico Serra.

As equipes da Copa Nextel Stock Car 2009 são as seguintes:

Red Bull Racing (WA Mattheis Competições) – Cacá Bueno e Daniel Serra
AMG Motorsport – Lico Kaesemodel e Átila Abreu
RC3 Bassani – David Muffato e Antonio Jorge Neto
Medley – A. Mattheis Competições – William Starostik e Xandinho Negrão
Eurofarma Racing (RC Competições) – Max Wilson e Ricardo Maurício
Boettger Competições – Alceu Feldmann e Luciano Burti
Avallone Motorsport – Felipe Maluhy e Chico Serra
Officer Pamplona’s Motorsport – Duda Pamplona e Nonô Figueiredo
Panasonic Racing (Zonta Racing) – Ricardo Zonta e Ricardo Sperafico
Full Time Competições – Daniel Landi e Allam Khodair
Vogel Motorsport – Thiago Camilo e Paulo Salustiano
JF Racing – Giuliano Losacco e Thiago Marques
Hot Car Competições – Popó Bueno e Betinho Gresse
RCM Motorsport – Valdeno Brito e Henrique Bernoldi
Action Power – Marcos Gomes e Pedro Gomes
Amir Nasr Competições – Cláudio Capparelli e Antônio Pizzonia

Copa Vicar 2009

A Copa Vicar continuará sendo a categoria de acesso da Copa Nextel Stock Car, iniciando mais uma temporada, desta vez reunindo os modelos da Chevrolet e Peugeot. O sistema de disputa terá nove etapas, com descartes dos dois piores resultados ao final da temporada, e as equipes campeã e vice-campeã terão o direito de disputar a Copa Nextel Stock Car 2009. O grid será de 34 carros, definidos após a classificação se houver número de inscritos superior a este.

A relação de pilotos deste ano é a seguinte:

Gustavo Sondermann Léo Burti
Juliano Moro Alexandre Cunha
Diogo Pachenki Cristiano Federico
Felipe Lapenna Léo Vital
André Bragantini Afonso Bastos
Eduardo Berlanda Rodrigo Navarro
Marcel Wolfart Lucas Finger
Rafael Daniel Marco Cozzi
Wellington Justino Guilherme Figueirôa
Galid Osman Ítalo Silveira
Cássio Homem de Mello Daniel Pflaumer
Murillo Macedo Renato Russo
Tiago Gonçalves Serafim Jr.
Beto Cavaleiro Patrick Gonçalves
Eduardo Leite Marcelo Tomasaoni
Júlio Campos

Stock Jr.

A Stock Jr. , em seu quarto ano, continuará competitiva as 11 etapas programadas para 2009, também com início no dia 29 de março, em São Paulo, deixando de acompanhar o evento principal na 11ª etapa. O modelo continua com uma asa traseira, calços nas molas e uma manga de eixos, que permitirão aos pilotos acertarem seus carros de acordo com cada característica de cada circuito, uma reivindicação dos pilotos da categoria.

Os pilotos são os seguintes:

Wagner Pagotto Leonardo Medrado
Rodrigo Barone Pedro Boesel
Adriano Amaral Juca Gandelin
João Marcelo Rafael Negrão
Felipe Granzotto Franklin Trupel
Daniel Pflaumer Rodrigo Stefanini
Marcelo Munhoz Fabio Fogaça
Beto Cavaleiro

Calendário

29/03 – São Paulo – Copa Nextel/ Copa Vicar/ Stock Jr.
12/04 – Curitiba – Copa Nextel/ Pick Up Racing/ Stock Jr.
03/05 – Brasília – Copa Nextel/ Copa Vicar/ Stock Jr.
17/05 – Santa Cruz do Sul – Copa Nextel/ Copa Vicar/ Pick Up Racing
05/07 – São Paulo Copa Nextel/ Copa Vicar/ Pick Up Racing/Stock Jr.
09/08 – Salvador/ C. Grande Copa Nextel/ Copa Vicar/ Pick Up Racing/ Stock Jr.
20/09 – Rio de Janeiro Copa Nextel/ Copa Vicar/ Pick Up Racing/ Stock Jr.
04/10 – Londrina/ Alt. – Copa Nextel/ Stock Jr.
25/10 – Curitiba – Copa Nextel/ Copa Vicar/ Pick Up Racing/ Stock Jr.
08/11 – Brasília – Copa Nextel/ Copa Vicar/ Stock Jr. (rodada dupla)
22/11 – Tarumã/ Velopark – Copa Nextel/ Pick Up Racing
06/12 – São Paulo – Copa Nextel/ Copa Vicar/ Pick Up Racing/ Stock Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *