Stock: Losacco é o primeiro a andar no Velopark

Bicampeão inaugura a pista e diz que instalações são de ‘primeiro mundo’.

Giuliano Losacco foi o primeiro piloto a andar no Velopark, o mais novo circuito do calendário da Stock Car. O autódromo está localizado em Nova Santa Rita, município localizado a 30 km de Porto Alegre, e será oficialmente inaugurado dia 2 de maio na terceira etapa do calendário. O piloto da Equipe Flash Power treinou nesta segunda-feira no circuito de 2.086 metros com um protótipo da categoria-escola Veloce. O bicampeão de 2004 e 2005 ficou impressionado com o que viu. “A pista é muito legal, com duas retas longas e oito curvas. Está novinha e só ficou pronta domingo. As coisas parecem de primeiro mundo, tudo bem feito. As instalações vão deixar muita gente surpresa”, antecipou.
Sobre os pontos de ultrapassagem, como treinou com um carro equipado com um motor quatro vezes menos potente que os V8 da Stock Car, Losacco identificou as retas como os locais apropriados para ganhar posições. O botão ‘push to pass’, que eleva os motores à potência máxima de 545 cavalos, será fundamental. “Deu para perceber que há curvas lentas, mas a maioria das ultrapassagens acontecerá nos dois retões. Quem souber usar melhor o ‘push to pass’ terá mais chances de andar bem aqui no Velopark”, explicou o piloto. “Legal também saber que a área é grande e a intenção dos organizadores é aumentar o traçado para o próximo ano.”
O Velopark é considerado o maior parque automobilístico da América Latina e, além do circuito que receberá a Stock Car, conta ainda com três pistas de kart, sendo uma delas aprovada pela FIA para a disputa do Mundial. As arquibancadas têm capacidade para 30 mil pessoas e o estacionamento comporta cinco mil veículos. “É quase uma minicidade. Tem muita coisa, o restaurante é bem agradável, tem os retões para a disputa de arrancada. O lugar é mesmo muito bacana”, resumiu.
Como prevê o regulamento em pistas novas, uma sessão de ensaios extras foi marcada para a quinta-feira (29 de abril). Os treinos livres serão realizados no dia seguinte. No sábado, os pilotos disputam as tomadas classificatórias. O líder do campeonato é Max Wilson (RC), com 39 pontos, seguido de Nono Figueiredo (Boettger), com 32, e Átila Abreu (AMG), com 29.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *