F3 Sulamericana: Petrobras é a patrocinadora oficial da F3 Sul-americana

Com o acordo, realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, marca da maior empresa brasileira passa a assinar a competição.

A Petrobras é a patrocinadora oficial da temporada 2010 da Fórmula 3 Sul-americana, principal categoria de base do automobilismo na América do Sul. O contrato, viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – tem valor de R$ 3 milhões e válido pelo perÁ­odo de 12 meses.
Â
O projeto contempla a aquisição de naming rights da categoria, que a partir deste ano passa a se chamar Petrobras Fórmula 3 Sul-americana. A petrolÁ­fera brasileira será também a fornecedora oficial de combustÁ­vel e lubrificante para todos os carros da Fórmula 3. Ainda estão previstos no contrato o desenvolvimento e a execução de eventos, ações promocionais e de marketing.
Â
“A Petrobras tem um longo histórico de apoio ao esporte brasileiro, investindo em várias modalidades desde a década de 50. Mais do que uma ferramenta de comunicação, o patrocÁ­nio ao esporte é, para a Petrobras, uma maneira de contribuir para o desenvolvimento do paÁ­s e contribuir para o surgimento de novos esportistas”, afirma o gerente de PatrocÁ­nios Esportivos da Petrobras, Claudio Thompson. “Por isso, estamos muito satisfeitos em associar a marca Petrobras a uma categoria formadora de talentos, como é o caso da Fórmula 3, que concede, inclusive, ao seu campeão obter licença para pilotar um monoposto da Fórmula 1. Dessa forma, além de ajudar a fomentar o automobilismo dos paÁ­ses sul-americanos, principalmente do Brasil, estamos, também, procurando manter nossos jovens pilotos, nesse inÁ­cio de carreira, competindo dentro do seu próprio paÁ­s”
Â
“Sem dúvida este contrato é um marco para a Fórmula 3. É uma satisfação ter o apoio de uma grande marca como a Petrobras, maior empresa brasileira e 8ª maior do mundo. Também foi fundamental o apoio do Ministério do Esporte, que aprovou o projeto de Lei de Incentivo. Inauguramos uma nova fase para a competição, na qual a Petrobras agregará muito em termos de know-how, visibilidade e importância no cenário esportivo internacional”, explica Dilson Motta, diretor da 63MKT, empresa organizadora da Fórmula 3 Sul-americana.
Â
A temporada 2010 da Fórmula 3 Sul-americana Petrobras terá inÁ­cio no mês de maio, em BrasÁ­lia. Estão previstas 24 corridas, seis a mais que no ano passado. Outra novidade é a estreia da Fórmula Universitária. A categoria reunirá equipes formadas por instituições de ensino de todo o paÁ­s, que disputarão um campeonato dividido em 15 corridas ao longo do ano. As provas servirão como preliminar da Fórmula 3 Sul-americana nos circuitos brasileiros.
Â
Desde que foi criada, em 1987, a Fórmula 3 Sul-americana já revelou grandes nomes do automobilismo mundial e nacional. Muitos deles brilham hoje nas pistas internacionais, em categorias de ponta com a Fórmula 1 (Rubens Barrichello, Lucas Di Grassi), Fórmula Indy (Hélio Castroneves, Vitor Meira, Bruno Junqueira), GP2 (Luiz Razia, Diego Nunes), American Le Mans Series (Christian Fittipaldi), GP3 (Leonardo Cordeiro, Pedro Enrique), entre outras.
Â
Em 2009, a Fórmula 3 deu um salto de qualidade e ampliou sua importância no cenário automobilÁ­stico com diversas ações para fortalecer seu papel como formadora de pilotos e outros profissionais do mercado, tais como mecânicos, técnicos e engenheiros. Um dos principais avanços foi a correção da defasagem tecnológica por meio da importação de novos chassis Dallara F-309, os mesmos que equipam a Fórmula 3 Inglesa.