Stock Light: Ajuda do irmão para superar dificuldades da estréia em Santa Cruz do Sul

Piloto da RC Competições na Stock Car Light contará com apoio de seu irmão, Luciano Burti, para tentar se adaptar rapidamente em um circuito no qual nunca correu.



Em uma categoria como a Stock Car Light, na qual jovens novatos encaram pilotos com mais experiência no automobilismo brasileiro, ser estreante é sempre uma grande barreira a ser superada. Neste final de semana, durante a disputa da sexta etapa, em Santa Cruz do Sul, a missão dos calouros é ainda mais complicada, com o desafio extra de se adaptar rapidamente ao traçado gaúcho, considerado um dos mais difÁ­ceis do calendário.


 


Na tentativa de otimizar cada minuto das 2h15 de treinos livres em todo o final de semana, os artifÁ­cios usados pelos pilotos são os mais variados possÁ­veis. No caso do estreante Leonardo Burti, a ajuda vem em famÁ­lia. Seu irmão, Luciano Burti, ex-piloto da Jaguar, Prost e Ferrari na F-1, já conhece a pista, onde correu no ano passado com a Stock Car principal, que também será disputada neste domingo.


 


“O Luciano sempre me ajuda com alguma dica, mas, no caso de Santa Cruz do Sul, estes conselhos serão ainda mais importantes. Antes dos treinos, vamos dar uma volta pelo circuito para ele me mostrar os pontos de tangência, traçado e alguns pontos de retomada de velocidade e frenagem, que são muito parecidos entre a Stock Car Light e a V8”, explica Leonardo Burti.


 


A larga experiência da equipe RC Competições também ajudará o irmão de Luciano a buscar um bom resultado logo em sua primeira corrida em Santa Cruz do Sul. “O Meinha (Rosinei Campos, dono da equipe), o Lico (Kaesemodel, companheiro de equipe) e os Bragantini (o pai, André, é chefe de equipe e o filho, André Junior, é consultor-técnico) trazem todo o tipo de informação que preciso para me adaptar ao carro em meu primeiro ano na Light. Sem dúvida, eles também me ajudarão a aprender a nova pista”, comenta.


 


A programação inicial de Leonardo neste final de semana será testar com o carro de tanque cheio. Além de ajudar no set up de corrida, este tipo de trabalho faz com que o piloto permaneça mais tempo na pista nos treinos livres, e assim adaptando-se mais rapidamente ao traçado.


 


“Não vou me preocupar com o tempo nos primeiros treinos de quinta-feira. Quero também que o carro se comporte melhor na parte final da prova. O começo é sempre bom, mas, no final da corrida, o carro sai muito de traseira”, comenta Leonardo.


 


Na sexta-feira, o piloto deverá trabalhar o melhor comportamento do carro com pneus novos, já que este aprendizado na Stock Car Light é fundamental, pois a classificação para o grid de largada é feita em apenas duas voltas. “Este é um ponto no qual ainda tenho que melhorar. Estou aprendendo ainda como chegar no limite extremo do carro com pneus novos e espero superar esta dificuldade ao longo da temporada”, comenta Leonardo.


 


O objetivo, mais uma vez, é terminar a corrida dentro da zona de pontuação. Nas duas últimas provas, o paulista esteve perto de alcançar bons resultados, estando entre os dez melhores tanto na etapa de Curitiba quanto na de São Paulo. “Em Interlagos, eu errei, e na etapa passada, tive uma pane elétrica que me tirou a poucas voltas do fim. Precisamos saber exatamente o que causou o curto-circuito, porque minha intenção é terminar a corrida e marcar pontos para subir na tabela e poder sair com pista melhor durante a classificação das próximas provas”, explica Leonardo Burti.