Stock: Novo lÁ­der, Thiago Camilo e Ricardo MaurÁ­cio já estão nos playoffs

Atual campeão, Cacá Bueno (RC) ganhou a etapa de Santa Cruz, assumiu a liderança da Stock Car e se tornou um dos três pilotos matematicamente classificados aos playoffs decisivos com duas rodadas de antecipação. Sétimo no grid, o piloto carioca foi o sexto vencedor diferente da temporada mais equilibrada da história da categoria e vai brigar pelo bi nas últimas quatro provas juntamente com Thiago Camilo (Vogel/Texaco), que deixou a ponta da tabela ao abandonar logo no inÁ­cio, e Ricardo MaurÁ­cio (Medley), quinto colocado neste domingo e também garantido na fase final. Luciano Burti e Enrique Bernoldi, da Action Power, completaram o pódio no Rio Grande do Sul.

Apesar da pista seca, a falta de aderência provocada pela sujeira acumulada das corridas das divisões de base e pelo asfalto frio originou diversos acidentes. Já na largada, o pole Rodrigo Sperafico e Camilo, seu companheiro de primeira fila, se estranharam na primeira curva. Camilo levou a pior e abandonou, enquanto Rodrigo caÁ­a para 5º – mais tarde, desistiria na seqüência de um choque com Allam Khodait (Boettger). Quem se deu melhor foi Enrique Bernoldi, que aproveitou a confusão para subir do 11º lugar no grid para a dianteira do pelotão, seguido por Cacá e Burti.

Enquanto as escapadas da pista se sucediam do meio para o fim do pelotão, as primeiras colocações não sofreram alterações significativas até a segunda entrada do safety car na 17ª volta. Pouco depois da relargada, Cacá ultrapassou Bernoldi, que ainda perderia o segundo posto para Luciano Burti. O quarto lugar sobrou para Valdeno Brito (JF), que resistiu durante toda a prova Á  forte perseguição movida por MaurÁ­cio e seu companheiro Marcos Gomes, que se alternaram na quinta posição. Com o 7º lugar, Marcos Gomes subiu para sétimo na classificação geral com 41 pontos.

Apesar da queda da vice-liderança para o terceiro lugar no campeonato, Ricardo MaurÁ­cio fez uma avaliação positiva da corrida. “Foi uma prova difÁ­cil. O acidente no começo nos fez perder posições e a chance de voltar a subir ao pódio. Foi uma pena, porque meu carro estava bom, tanto que fiz a segunda volta mais rápida. Mas foi também divertido, especialmente no final com a disputa com o Marquinhos Gomes. Na verdade, não deu para fazer mais porque o Valdeno Brito estava muito mais lento nas curvas, mas soube proteger a posição no final da reta. Estava a 16 pontos do Camilo antes de vir a Santa Cruz, agora a diferença para o lÁ­der caiu para nove. O importante é continuar entre os três primeiros para entrar bem colocado nos playoffs. As próximas corridas serão nos anéis externos de Curitiba e BrasÁ­lia, e nosso carro costuma andar bem nesses traçados”, lembrou.

Equipe irmã da Medley, a Vivanz 307 Racing comemorou a conquista dos primeiros pontos. Ricardo Sperafico terminou em 13º, imediatamente Á  frente de Guto Negrão. “Demos um grande salto nesta etapa. Foi só largar um pouco melhor no grid que já chegamos Á  zona de pontos. É o que precisamos fazer daqui para frente. Se não for possÁ­vel entrar nos playoffs, pelo menos vamos tentar acabar o campeonato na melhor posição. A equipe é nova, ainda peca um pouco pela inexperiência, mas crescemos nesta etapa. O carro estava bom no começo, mas perdia rendimento nas relargadas. Precisávamos de duas ou três voltas para recuperar o ritmo, provavelmente por causa dos pneus”, explicou Guto Negrão, que se manifestou preocupado com o elevado Á­ndice de acidentes. “Tem muita gente apavorada, principalmente pilotos que estão brigando para ir aos playoffs e os que estão atrás dos primeiros pontos.”