Stock: Para Burti, 2009 foi um ano especial

Piloto venceu pela primeira vez e foi o quinto colocado na classificação geral da Stock Car.

Muito positivo. Se o ano de 2009 da Copa Nextel Stock Car tivesse de ser resumido de forma sucinta, seria assim que Luciano Burti o definiria. E não é para menos. Afinal, foi nesta temporada que Burti experimentou pela primeira vez a sensação de subir no degrau mais alto do pódio da principal categoria do automobilismo brasileiro, ao vencer a 11ª etapa, no circuito de Tarumã (RS). Quinto colocado na Mobil Super Final, com 258 pontos, e quarto maior pontuador do ano na categoria, com 111, no total, Burti levará todo o aprendizado para 2010, quando pretende entrar com tudo na briga pelo tÁ­tulo.Â
Burti registrou números expressivos nesta temporada. Além da vitória na prova gaúcha, o piloto também subiu no pódio em São Paulo, na quinta etapa. Pontuou em 11 das 12 etapas e conseguiu recuperar posições, em relação ao grid de largada, em dez. “Sem dúvida foi um ano muito bom. Nos fortalecemos na segunda etapa do campeonato e isso é fácil de ser explicado. Esse foi o meu primeiro ano na Boettger Competições e por mais que todo o time já tenha experiência na Stock Car, leva um tempo até sincronizar tudo e as coisas funcionarem. Nosso relacionamento foi crescendo ao longo da temporada e chegamos ao final como uma equipe muito mais forte”, afirmou.
Se a primeira vitória foi inesquecÁ­vel, outras duas etapas também foram memoráveis para Burti. “O nosso primeiro pódio em São Paulo foi muito importante, já que não esperávamos. Tivemos problemas no treino classificatório e largamos apenas da 15ª posição. Conseguimos recuperar 13 posições e chegar em segundo”, afirmou. “A última prova de BrasÁ­lia, décima etapa, também foi muito marcante. Por mais que não tenha sido um grande resultado (sétimo, depois de largar em 14º). Nosso carro estava competitivo, andamos forte durante toda a prova. Como piloto, saÁ­ de lá orgulhoso da nossa performance. Acredito que já foi uma preparação para Tarumã. Aprendi algumas coisas que me ajudaram na sequência”, completou.
Se o relacionamento com a equipe foi afinado e isso refletiu nos bons resultados, o mesmo pode-se dizer de Amanco e Poliron, que estamparam sua marca no carro número 14. “Em 2009 contei com o apoio de duas empresas, com as quais eu tenho muito orgulho de ter me relacionado. A Amanco tem uma filosofia de trabalho exemplar. É uma empresa organizada, estruturada e muito focada em resultado. A Poliron é uma empresa familiar e eles gostam muito de automobilismo. E souberam utilizar a Stock Car como ferramenta de marketing e relacionamento. É sempre legal ser patrocinado por uma empresa que saiba usar a categoria para ter retorno”, afirmou.
Para 2010, a meta de Luciano Burti é continuar esse desenvolvimento. A Stock Car passará por mudanças — uso do etanol e injeção eletrÁ´nica são as duas mais importantes — e estará ainda mais competitiva. “O principal é que o carro terá um motor mais forte, moderno e limpo, e a categoria ganhará como um todo. Os pilotos terão um carro mais desafiador e emocionante de se guiar e o público, seja nos autódromos ou em casa, pela Globo, verá pegas ainda mais espetaculares”, afirmou.Â
Luciano Burti compete na Stock Car desde 2005. Com o quinto lugar de 2009, o piloto igualou sua melhor marca anterior, registrada justamente em seu ano de estreia.