Stock: Para NonÁ´, BrasÁ­lia será marcada por peculiaridades

Circuito e época da corrida poderão definir resultados.

NonÁ´ Figueiredo acredita que a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, que acontece no fim de semana, em BrasÁ­lia, será marcada por várias peculiaridades. Para o piloto paulista da equipe Officer Motorsport a mudança da época da corrida, o asfalto local e as caracterÁ­sticas do circuito do Distrito Federal serão as peças chave para o resultado da competição. Segundo Figueiredo, as disputas deverão ser ainda mais intensas que o normal:


 


“Pelo fato de corrermos no anel externo as diferenças de tempo em BrasÁ­lia sempre são menores entre um carro e outro. Este ano a disputa será ainda mais acirrada, pois estamos trabalhando com novas variáveis técnicas; além disso, o clima mais ameno permitirá aos motores produzir maior potência enquanto nós, pilotos, sofreremos menor desgaste fÁ­sico, dois detalhes que se traduzem facilmente em melhor desempenho.”


 


As variáveis mencionadas pelo piloto referem-se principalmente aos novos pneus e ao novo diferencial homologados para esta temporada. Ainda que todas as equipes já tenham adquirido uma boa quantidade de dados sobre os parâmetros de funcionamento desses itens, NonÁ´ acredita que em BrasÁ­lia o progresso neste âmbito será menor em função do programa da etapa paulista ter incluÁ­do uma sessão extra de treinos. “Como não teremos muito treino quanto na primeira etapa isto poderá fazer a diferença entre as equipes”, explicou o piloto da Officer Motorsport.


 


Circuito conhecido pelo desgaste excessivo do pneu dianteiro esquerdo – conseqüência de ter todas as suas curvas para a direita -, BrasÁ­lia exigirá este atenção extra com relação ao elo entre os carros e o asfalto. Na opinião de NonÁ´, “a caracterÁ­stica abrasiva do asfalto local exigirá um acerto especÁ­fico para a tomada de tempos e outro para a corrida”, que terá a duração máxima de 50 minutos.


 


Com relação ao novo sistema de classificação, que tem duas sessões para escolher os seis mais rápidos – que disputam dois a dois as posições das três primeiras filas do grid -, Figueiredo ainda não tem opinião formada:


 


“Ainda é muito cedo para uma conclusão que, acredito, virá depois de duas ou três corridas.”