Stock: Paulo Salustiano comenta diferenças entre as maiores categorias de carros turismo da América do Sul

Como se já não bastasse a Stock Car V8, Stock Light e Stock Junior juntas, o Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo, receberá neste final de semana (16 e 17 de junho) pela primeira vez a categoria argentina de grande sucesso: a TC2000.

Literalmente ‘hermana’, esta competição traz suas semelhanças e também diversas diferenças em relação Á  Stock Car, e o público terá a oportunidade de acompanhar de perto as duas principais culturas automobilÁ­sticas da América Latina. “Este tipo de relacionamento entre duas categorias máximas de seus paÁ­ses é muito positivo, pois se trata de uma troca de informações e opiniões gerais que fazem todos evoluÁ­rem”, destacou o paulista Paulo Salustiano (Inpacom/Nicoboco/Sawary/RedeTV).

Para Salustiano, as maiores semelhanças estão no lado esportivo, enquanto as diferenças encontram-se na parte técnica das duas modalidades. “O estilo de disputa é o que mais aproxima a Stock Car e a TC2000, com um bom número de carros e todos bastante próximos uns dos outros. Na questão da pilotagem, a tocada é completamente diferente, sendo que nossos carros são protótipos de tração traseira, e os deles são carros de rua modificados para competição e com tração dianteira”, comparou o piloto da equipe M4T/WAS.

O último encontro da Stock Car Brasil e da TC2000 Argentina em terras brasileiras foi em 2006, quando as duas categorias estiveram no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Naquela ocasião, o mais rápido na classificação da Stock V8 foi o paulista Thiago Camilo, com o tempo de 1:20.740 na média de 164,75 km/h, impondo assim uma vantagem de 4s247 sobre o tempo do TC2000, que teve o argentino Juan Manuel Silva na pole-position com a marca de 1:24.987 (156,51 km/h). Já na corrida da Stock Car foi a vez de Giuliano Losacco cravar a melhor volta, registrada em 1:22.457 (161,32 km/h), deixando o então vencedor da TC2000 Pato Silva a uma distância de 3s724, já que sua melhor volta ficou em 1:26.181 (154,34 km/h). “Ambas as categorias têm suas restrições no regulamento, sendo que o TC2000 tem uma limitação maior na capacidade do motor, que é de dois litros, mas por outro lado é cerca de 200 kg mais leve que o Stock e leva mais tecnologia embarcada”, analisou o vice-campeão da Stock Light em 2005.

Entretanto, esta vantagem deverá ser diminuÁ­da neste final de semana em Interlagos, com o uso dos pneus Pirelli nacionais na temporada 2007 da Stock Car. Tomando como exemplo a etapa de Curitiba deste ano, o pole-position Rodrigo Sperafico cravou sua volta em 1:22.897, tempo este que é 2s157 mais lento que o de Camilo em 2006, enquanto a melhor volta, registrada por Cacá Bueno, ficou em 1:24.865, a uma distância de 2s408 para Losacco, o mais rápido na edição 2006. “Em Curitiba pioramos uma média de dois segundos do ano passado para agora. Isto não quer dizer que agora seremos apenas dois segundos mais rápidos do que os TC 2000. Temos que considerar também o torque dos motores, pois esta é uma caracterÁ­stica de Interlagos. Eu chuto que aqui a diferença deve ficar nuns três segundos”, ressaltou o representante de Inpacom, Nicoboco, Sawary e RedeTV. Para o Autódromo da zona Sul da capital paulista, onde um Stock Car percorre um giro completo em cerca de 1:41s, a expectativa é de que os carros do TC2000 façam o percurso de 4.309 metros em aproximadamente 1:44s.

As atividades de pista em Interlagos se iniciam na sexta-feira (15/06), com os treinos livres das categorias, prosseguem no sábado com mais treinos e as classificações, e se encerram no domingo, com nada menos que quatro corridas: Stock Car V8, TC2000, Stock Light e Stock Jr.

Confira
a ficha técnica e as diferenças entre as categorias:

 

Ficha
Técnica

Stock
Car V8

TC2000

Montadoras

Chevrolet,
Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot

Chevrolet,
Honda, Ford, Renault, Volkswagen, Toyota e
Chrysler

Chassi

Protótipo
Tubular

Carros
de rua modificados

Tração

Traseira

Dianteira

Motor

V8,
5.700 cc, 450 hp a 6.000 rpm

4
cilindros, 2.000 cc, 275
a 320 hp

Pneus

Pirelli
285/645 VR18

Pirelli
PZERO 265/645 VR18

Freios

Discos
ventilados, 6 e 4 pistões dia/tra

Discos
ventilados, 8 e 2 pistões dia/tra

Câmbio

Saenz/Bertolotti,
seqüencial 5 marchas

Hewland
seqüencial 6 marchas

Peso
MÁ­nimo

1.250
kg

com piloto

1.050
kg

com piloto

 

Comparativo

Stock
Car V8

TC2000

Velocidade
final

265
km/h

275
km/h

Pole-position (Curitiba
2006)

1min20s740
(T.Camilo)

1min24s987
(J.M.Silva)

Melhor volta
(Curitiba 2006)

1min22s457
(G.Losacco)

1min26s181
(J.M.Silva)