Stock: Petrobras-Action Power terá novo volante inspirado na F1

Thiago Marques testou equipamento em treinos em São Paulo e vai estreá-lo na corrida deste final de semana, em Londrina.



Uma das novidades da temporada de 2006, a liberação do uso da telemetria nos carros da Stock Car, permitiu que alguns times buscassem inovações em várias áreas, sobretudo na inovação tecnológica. Na próxima etapa, que será disputada em Londrina, a Petrobras-Action Power estreará um novo volante contendo vários botões multifunções, como nos modelos da F1.


 


O time desenvolveu este projeto em sua sede, em Curitiba e, como os testes privados são proibidos por regulamento na categoria, o equipamento só foi testado nas sessões livres durante a etapa passada, em Interlagos. Como o funcionamento foi aprovado, a novidade deve estrear na corrida deste final de semana, em Londrina.


 


“A Stock Car chegou em um nÁ­vel de competitividade em que o investimento em novas tecnologias se faz extremamente necessário, e por isso resolvemos apostar neste diferencial”, comenta Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina).


 


O volante é da marca Orso, um fabricante com larga experiência em projetos de fibra de carbono, e escolheu a parceria com a Petrobras-Action Power para estrear na categoria, com o piloto Thiago Marques.


 


No modelo que o paranaense usará em Londrina, há funções diversas, indicando: temperatura de água e óleo do motor, os giros (em RPM), o tempo da volta que pode ser verificado inclusive após a parada nos boxes, o tempo de voltas por parciais, marcador de marcha, entre outros acertos.


 


“O volante é uma novidade que veio para ficar. Seu funcionamento é bem interessante, por ser fácil de visualizar e manusear mesmo nas condições extremas dentro de um carro de corridas. Fico feliz em poder ser um dos pioneiros na categoria usando esta nova tecnologia”, comenta Marques.


 


Luciano Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo-Brasil Telecom), que deve usar o novo modelo ainda nesta temporada, também concorda com seu companheiro de equipe. “Não há dúvida de que a inspiração veio da F-1 e o caminho da Stock é este mesmo: apostar em tecnologia”, comenta o ex-piloto da Ferrari, Jaguar, Prost e Stewart na F-1.