Stock: Pole aproxima Cacá Bueno de nova vitória na Bahia

Temporada equilibrada pode ter o sexto ganhador diferente

Parece que os ares da Bahia fazem mesmo bem a Cacá Bueno (Red Bull). Depois da vitória na prova inaugural do circuito de rua de Salvador no ano passado, o tricampeão da Stock Car ficou mais perto de voltar ao topo do pódio da capital baiana ao conquistar a pole da sexta etapa. Numa sessão classificatória equilibrada, na qual até o 20º colocado Xandinho Negrão (Medley) a diferença não chegou a um segundo, Cacá registrou o melhor tempo no finalzinho de sua segunda volta lançada, desbancando o então líder Duda Pamplona no quarto e último setor cronometrado. Um dos primeiros a entrar na pista, Duda manteve o segundo posto. A prova começará às 11h05, com transmissão ao vivo e na íntegra pela TV Globo.

Ainda sem ganhar em 2010, Cacá tem tudo para se tornar o sexto vencedor da temporada. As características do traçado devem contribuir bastante para isso, embora o piloto tenha descartado o favoritismo absoluto. “Perto da pista de rua de Ribeirão Preto, Salvador é um autódromo, porque aqui é mais largo e há pontos de ultrapassagem”, comparou. “Estou feliz por voltar a comandar o pelotão. Tivemos muitos problemas até agora, mas estamos recuperando a confiança, e um piloto confiante significa três décimos. Sei que entrar entre os primeiros dos playoffs será difícil, mas ao menos quero entrar na melhor condição possível”, comentou Cacá, que ocupa apenas a 8ª colocação com 36 pontos, contra 94 do líder Átila Abreu. Sem jamais figurar entre os mais velozes desde a abertura dos treinos livres, Átila largará em 18º, enquanto seus mais diretos perseguidores, Ricardo Maurício e Max Wilson, ambos da RC, sairão respectivamente em 9º e 6º.

A organização da Stock Car está preocupada em oferecer um espetáculo de melhor qualidade do que aquele que colocou a Bahia no calendário no ano passado, aumentando as possibilidades de ultrapassagem e tornando a corrida mais atraente para o público. Além das alterações no traçado, que alteraram chicanes e alargaram a pista em alguns pontos, os pilotos foram informados que as tentativas de bloquear a pista serão punidas. “Quem está se defendendo só poderá mudar de linha uma única vez, e ainda assim os comissários desportivos julgarão a legalidade da manobra. Outra justificativa é a preocupação com a segurança. O problema é que estamos na hora da definição da fase seletiva. Muita gente está tentando entrar entre os 10 que decidirão o título nos playoffs e outros querem se manter. Não sei se era o momento ideal para essas idéias”, afirmou Xandinho Negrão, que ocupa a 13ª posição e está a apenas três do 10º colocado. “Em 2009, havia bandeira amarela permanente em três locais e o circuito era mais estreito. Acho que as mudanças na pista já seriam suficientes para as melhorias pretendidas”, acrescentou Xandinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *