Stock: Red Bull Racing de volta ao palco do milagre

Hoover Orsi e Daniel Serra disputam segunda etapa da Copa Nextel Stock Car nesse domingo em BrasÁ­lia, onde o time venceu ano passado.

Momento flashback: 2007, oitava etapa, valendo vaga para o playoff. Uma outra realidade. Avance o DVD para 2008, e estamos na segunda corrida do ano, num campeonato cheio de novidades, com as equipes ainda pisando em ovos para descobrir as manhas dos novos equipamentos. Mas a Red Bull Racing espera que as diferenças entre a corrida em BrasÁ­lia do ano passado e a que será disputada neste domingo (4/5) parem por aÁ­. Porque se o restante for exatamente como em 2007, o time terá muito o que comemorar.

Desde o inÁ­cio dos treinos, será impossÁ­vel não lembrar do milagre operado por Hoover Orsi. O piloto sul-mato-grossense tinha chances de classificação menores que um átomo, mas em uma atuação determinada conseguiu o único resultado que lhe garantiria no playoff, a vitória, com direito a chega-pra-lá em Ingo Hoffmann.

Amir Nasr sabe que o retrospecto do time na pista é bom, mas é o primeiro a dizer que agora é tudo diferente, já que as equipes ainda estão se acostumando ao novo diferencial e aos pneus introduzidos nesta temporada, que continuam sendo explorados pelos times em busca do limite de desempenho. Entenda-se: ele e seus pilotos terão trabalho de sobra nos treinos livres para fazer o carrinho voar com as novas configurações. O que não preocupa nem um pouco são os pneus – apesar de ser um circuito que exige muito dos compostos da esquerda do carro, que servem de apoio nas quatro curvas, a cambagem resolve a encrenca e evita desgaste excessivo.

Só falta um pouco mais de sorte: na abertura do campeonato, mês passado em Interlagos, Hoover e o companheiro Daniel Serra foram ambos vitimados por acidentes causados por outros pilotos. Serrinha abandonou na hora, e Hoover, após cair para último na primeira volta, ainda conseguiu escapar de São Paulo com um 10º lugar e pontinhos preciosos para o campeonato. Para ambos, BrasÁ­lia será uma oportunidade única para buscar a primeira vitória do ano, na pista que é a segunda casa da dupla: a oficina da Red Bull Racing fica dentro do autódromo.

Hoover Orsi, Chevrolet Astra #12: “Sempre existe uma sensação legal quando você chega numa pista onde já ganhou; você vem com o ânimo renovado. Todo mundo ainda está trabalhando muito no novo diferencial e nos pneus; pode ter alguém que já esteja um pouco mais avançado, mas nada que não dê para igualar, então temos de investir no que já aprendemos na primeira etapa. Mesmo com as alterações, dá para usar muita coisa do ano passado. Temos um bom ajuste para cá e o negócio é fazer um mix das informações que tÁ­nhamos em 2007 com o que ganhamos de experiência sobre o que o carro tem de novo para 2008”.

Daniel Serra, Chevrolet Astra #29: “A pista é a casa da equipe, o Amir conhece muito bem, andou um monte aqui de Fórmula 3. É verdade que na Stock a experiência é a mesma para todo mundo, porque ninguém pode treinar, mas só o fato de correr no terreno da equipe já empolga. Não quero criar expectativas, precisamos ver o que acontece nos treinos, mas acho que vou sair daqui satisfeito. É isso: devemos fazer nosso trabalho direitinho para sairmos satisfeitos”.