Stock: Reabastecimento pode voltar a decidir no DF

Trinta e quatro pilotos entrarão nesta sexta-feira no circuito de BrasÁ­lia para os primeiros treinos livres da segunda etapa da Stock Car com uma certeza: tão importante quanto acertar o carro para as caracterÁ­sticas todas particulares do anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet será checar o tempo total de desaceleração, reabastecimento e volta Á  pista durante o obrigatório “pit stop” da prova deste domingo.

“O reabastecimento aqui deverá ser bem mais complicado do que em Interlagos”, preocupa-se Marcos Gomes, beneficiário da estratégia perfeita da Equipe Medley na abertura do calendário que o conduziu Á  vitória e Á  liderança do campeonato.

Em São Paulo, Marcos Gomes largou em 6º, ganhou uma posição com o abandono do pole Ingo Hoffmann (AMG) na volta inicial e saltou para a ponta da prova depois de adicionar os 10 litros de combustÁ­vel já próximo do limite regulamentar – entre o 20º e o 30º minuto. Foi uma façanha, levando-se em conta que, desde o ingresso da categoria na era dos motores V8 em 2001, mais de 90% dos vencedores partiram no máximo da segunda fila. “Deu tudo certo para nós. A equipe trabalhou bem e o Marquinhos fez três voltas perfeitas com a pista limpa, antes de entrar nos boxes, além de usar a injeção do nitro. Não cometeu um errinho sequer. Mas aqui, com o tempo de volta e a frente dos boxes bem menores, tem tudo para ser uma loteria”, avisa o francês Patrick Grandidier, chefe da Equipe Medley e com passagem pela Fórmula 1 na década de 90.

Hoje, além de comandar a carreata promocional pelas amplas avenidas da capital da República, Marcos Gomes reuniu-se com o diretor-técnico Andreas Mattheis para a primeira reunião técnica. Os dois percorreram o circuito de bicicleta para inspecionar as condições gerais de aderência e discutir as melhores opções de contorno das quatro curvas Á  direita. “Andreas sempre gosta de conferir como está a pista antes de a gente sentar para falar do acerto do carro”, observa Marcos Gomes, que busca a terceira vitória consecutiva – sua primeira na Stock Car veio no encerramento do calendário de 2007, também em Interlagos. “O mais importante, amanhã, será mesmo testar o reabastecimento”, ressalva.

O filho do tetracampeão Paulo Gomes conversou também com Zequinha Giaffone, diretor da JL, empresa responsável pela preparação e manutenção dos motores. A JL desenvolveu também o sistema de injeção de óxido nitroso (nitro), que estreou no ano passado e, a pedido de pilotos e equipes, foi aperfeiçoado para 2008. “Os dois primeiros tiros realmente fazem diferença. Dá para sentir o ganho de 60 cavalos”, elogia Marcos Gomes. Zequinha reconheceu que, depois, há realmente uma diminuição na eficiência. “O terceiro e o quarto são praticamente iguais ao do ano passado, e os dois últimos nem contam tanto. Vamos estudar uma forma de uniformizar a utilização do nitro”, promete.