Stock: Stock Car Brasil 2006 retorna a Curitiba em momento decisivo

A etapa ainda terá a nona etapa da TC 2000 da
Argentina. Treinos começam nesta quinta-feira.

A principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car Brasil, retorna Á  Curitiba neste final de semana. No domingo, dia 13, o Autódromo Internacional Raul Boesel será palco da sexta etapa da Stock Car V8 e da Stock Jr., da quinta prova da Stock Car V8 Light e da nona etapa da TC 2000, o campeonato de turismo da Argentina. O momento é de decisão, especialmente na V8 que está a apenas três provas de definir os dez pilotos que participarão do Playoff e, portanto, brigarão pelo tÁ­tulo de 2006 entre as nona e 12ª etapas. Já na Light, a categoria chega Á  metade da temporada muito equilibrada, o que torna fundamental um bom desempenho na capital paranaense.

A programação oficial começa nesta quinta-feira, com dois treinos da Stock Jr., que fará suas duas provas na sexta e sábado, respectivamente, e a primeira sessão da Stock Car V8 Light, que terá sua quinta etapa no domingo, a partir das 10h20. Ainda no domingo acontecem a nona etapa da TC 2000, Á s 11h30, e a sexta etapa da V8, a partir das 13 horas, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

Os ingressos para o final de semana já estão Á  venda nos Postos Texaco, na Rede Bosch Car Service e nas concessionárias Chevrolet da região metropolitana de Curitiba. A venda nas bilheterias do autódromo será feita apenas no final de semana. O ingresso custa R$ 15,00, sendo que menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam; estudantes terão 50% de desconto mediante apresentação da carteirinha para compra somente nas bilheterias do autódromo.

Faltando apenas três corridas (Curitiba, Santa Cruz e BrasÁ­lia) para a definição dos integrantes do Playoff, a Stock Car V8 vive um momento de definição. Afinal, o importante nesta fase é estar entre os dez mais bem colocados após a oitava etapa para continuar na disputa pelo tÁ­tulo. Com isso, a prova de Curitiba torna-se fundamental, já que os pilotos terão de escolher bem a estratégia de corrida para conseguir marcar pontos e ainda tentar vencer. Vale lembrar que no Playoff os pilotos começarão com a pontuação de uma prova, ou seja, o primeiro com 25, o segundo com 20 e assim até o décimo colocado, que terá 6 pontos.

Para Cacá Bueno, lÁ­der da categoria com 100 pontos e com a vaga já garantida, o pensamento é entrar no Playoff na melhor colocação possÁ­vel.“Quanto melhor sua classificação após as oito provas, maior número de pontos você entrará no Playoff. Estamos trabalhando forte para conseguirmos isso e os resultados obtidos até aqui mostram isso”, declara o piloto da Eurofarma RC, que com seu Mitsubishi Lancer venceu quatro das cinco provas realizadas.

Vice-lÁ­der da Stock Car V8, o sul-mato-grossense Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com Volkswagen Bora, espera garantir sua classificação na etapa de domingo. Para isso, ele aposta no bom retrospecto no circuito paranaense e nas mudanças feitas no carro após a última etapa. “Não foi boa nossa participação em Londrina, mas trabalhamos para mudar isso após a corrida. Temos um bom acerto para Curitiba e isso ficou claro na segunda etapa, quando acabei em segundo”, explica. Sobre o Playoff, ele é bastante direto. “Temos de fazer de tudo para estar nele e, de preferência, entre os três colocados. A partir da nona etapa será outra competição”, completa.

Classificação da V8 após 5 etapas
1) Cacá Bueno (Mitsubishi), 100 pontos;
2) Hoover Orsi (Volkswagen), 76;
3) AntÁ´nio Jorge Neto (Mitsubishi), 55;
4) Thiago Camilo (Chevrolet) e Giuliano Losacco (Chevrolet), 42;
6) Alceu Feldmann (Chevrolet), 41;
7) Felipe Maluhy Mitsubishi), 32;
8) Guto Negrão (Chevrolet), 31;
9) Ricardo MaurÁ­cio Chevrolet), 29;
10) Pedro Gomes (Volkswagen), 24;
11) NonÁ´ Figueiredo (Chevrolet), 22;
12) Duda Pamplona (Mitsubishi), 21;
13) David Muffato (Volkswagen), Mateus Greipel (Chevrolet), Ingo Hoffmann (Mitsubishi) e Popó Bueno (Chevrolet), 20;
17) Paulo Salustiano (Chevrolet), 18;
18) Rodrigo Sperafico (Chevrolet) e Valdeno Brito (Chevrolet), 16;
20) Allam Khodair (Chevrolet) e Thiago Marques (Volkswagen), 9;
22) Chico Serra (Volkswagen), 7;
23) Gualter Salles (Chevrolet), 6;
24) Rubens Fontes (Chevrolet) e Diogo Pachenki (Chevrolet), 5;
26) Jader David (Chevrolet), Wanderley Reck Jr. (Chevrolet) e Luiz Carreira (Chevrolet), 4;
29) Ricardo Etchenique (Mitsubishi) e Mano Rola (Chevrolet);
31) Felipe Gama (Chevrolet) e Luciano Burti (Volkswagen), 2;
33) Christian Conde (Mitsubishi) e Christian Fittipaldi (Mitsubishi), 1.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocÁ­nios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocÁ­nio da Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.