Stock: Stock Car deverá ficar dois segundos mais rápida em 2010

Previsão é de engenheiro bicampeão, que elogia novos pneus.

A Stock Car deverá ser neste ano em média dois segundos mais rápida que em 2009. A previsão otimista é do engenheiro Thiago Meneghel, responsável pelo carro de Xandinho Negrão na Equipe Medley e atual bicampeão da principal categoria do automobilismo nacional depois de trabalhar ao lado de Ricardo MaurÁ­cio em 2008 e Cacá Bueno em 2009. “Vai depender basicamente do tamanho das pistas. Nas mais curtas, por exemplo, o ganho de tempo ficará em torno de um segundo. Nas outras, será maior”, estimou.
Meneghel admite que os dois dias de testes coletivos do inÁ­cio do mês em Interlagos, truncados pelas panes nos motores que causaram até o encerramento prematuro dos ensaios, não permitiram uma conclusão definitiva. “Verificamos um ganho de 10 quilÁ´metros na velocidade final. Mas é claro que os tempos cairão mais depois que os carros estiverem com os problemas sanados e mais desenvolvidos”, observou.
O calendário da Stock Car será aberto dia 28 em São Paulo. A Medley aguarda a chegada dos motores Á  sede da equipe em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Eles foram levados para a oficina da JL, responsável pela manutenção dos V8 usados na Stock Car, para os reparos exigidos pelas quebras em Interlagos. “A bomba de óleo foi modificada e o defeito não deve se repetir. No entanto, vamos ter de conferir tudo na próxima semana. Estamos aguardando a confirmação de um treino extra na quinta-feira, antes da abertura da programação oficial. Afinal, esse motor, que tem aproximadamente 40 cavalos a mais que os 480 do anterior, andou muito pouco e não foi testado como deveria.”
Meneghel disse que a curta pré-temporada foi frustrante. “Não completamos nem 30% da nossa programação. Por isso, trabalhamos muito menos no acerto do carro do que esperávamos. Mesmo assim, foi possÁ­vel tirar lições positivas. Uma boa surpresa foi o rendimento dos pneus. Ele está mais rápido do que pensávamos. Pena que não tenha sido possÁ­vel avaliar o desgaste por causa do reduzido tempo de pista. A parte eletrÁ´nica do motor também funcionou a contento”, continuou.
Depois das vitoriosas campanhas com MaurÁ­cio e Cacá, o engenheiro aprovou o inÁ­cio de atividades com Xandinho Negrão, que iniciará sua segunda temporada na Stock Car. “Esta é a primeira vez que estamos trabalhando juntos, mas o conhecia desde o ano passado porque já estávamos na mesma organização comandada pelo Andreas Mattheis. Ele tem um comprometimento grande, é dedicado, gosta de fuçar na telemetria e é tranqüilo de dialogar. Acho que temos tudo para fazer um bom campeonato juntos”, afirmou Meneghel.