Stock: Stock Car muda sistema de ultrapassagem em Curitiba

“Push to pass” terá tempo de utilização ampliado.

Uma das principais novidades da Stock Car em 2010, o “push to pass” será alterado para a etapa deste domingo – a segunda do calendário – no Autódromo Internacional de Pinhais/Curitiba. Os pilotos poderão recorrer ao sistema criado para facilitar as ultrapassagens por 12 vezes ao longo da prova, contra oito em Interlagos, enquanto o perÁ­odo de funcionamento será ampliado de 10 para 15 segundos. Além disso, o intervalo de utilização caiu de três para dois minutos e meio.
A medida agradou ao piloto Xandinho Negrão (Medley), que já havia manifestado sua satisfação com o recurso na abertura da temporada. “Vai ficar ainda mais legal, tanto para atacar quanto para se defender. Em Interlagos, mesmo largando no meio do pelotão, deu para sentir que o ganho de potência com o push to pass é considerável”, afirmou. Xandinho chamou a atenção pela corrida agressiva em Interlagos que o levou do 20º lugar no grid para o 7º no momento em que precisou voltar aos boxes com um pneu furado na penúltima volta. Obrigado a uma pit stop extra, terminou em 15º.
As equipes ainda não sabem precisar o verdadeiro aumento de potência proporcionado pelo “push to pass”. A JL, empresa responsável pela manutenção dos motores V8 da Stock Car, fala em 30 cavalos, mas o engenheiro da Equipe Medley acredita que a estimativa é modesta. “Acho que 50 cavalos estariam mais próximos da realidade. Trinta cavalos era o ganho com o nitro no ano passado, e os resultados jamais foram satisfatórios”, comparou Thiago Meneghel.
Meneghel informou que os motores permanecerão com a potência reduzida em relação Á  capacidade máxima de 520 HP. “Sem o push to pass, eles devem atingir cerca de 450 cavalos. Não temos certeza porque não recebemos os dados de dinamÁ´metro da JL”, explicou.