Stock: Tarumã, uma pista que agrada muito os pilotos, recebe a Stock Car

Terceira etapa da temporada da principal categoria do automobilismo nacional será domingo Á s 11 horas. Daniel Serra e Cacá Bueno ocupam dois primeiros lugares em corrida que teve quatro vencedores diferentes nas últimas quatro edições.

Acontece neste final de semana no veloz Autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão, situada na Grande Porto Alegre, a terceira etapa da Stock Car. Mais uma vez a tradicional pista recebe a mais importante categoria do automobilismo nacional e desta vez com um ingrediente a mais, pois foi ali que tudo começou no dia 22 de abril de 1979. A primeira prova da história da Stock Car aconteceu em terras gaúchas e de lá até agora muita coisa mudou. Hoje, a categoria está consolidada como uma das melhores do mundo e Tarumã continua a ser um dos locais preferidos pelos pilotos devido Á  elevada média de velocidade, a segunda mais alta do Brasil.

Depois de duas corridas, a abertura em Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro, e em Curitiba, a liderança da Stock Car está com Daniel Serra (41 pontos), seguido de perto pelo pentacampeão Cacá Bueno (40), seu companheiro na Red Bull Racing. Só os dois venceram corridas nesta temporada e agora passaram a ser o alvo de todos os outros 32. A terceira colocação na briga pelo tÁ­tulo é de Ricardo MaurÁ­cio, vice-campeão de 2012 (38 pontos), com Valdeno Brito vindo a seguir com 37.

Nas últimas quatro provas realizadas em Tarumã – o primeiro vencedor da história em 22 de abril de 1979 foi Affonso Giaffone, campeão em 1981 – foram quatro ganhadores diferentes: Rodrigo Sperafico, Cacá Bueno, Luciano Burti e Thiago Camilo. Nesta temporada os pilotos não podem usar o Push To Pass durante os treinos classificatórios. Utilizar esse aumento de potência temporário e somente algumas vezes durante a prova pode definir o vencedor deste ano.

A abertura dos treinamentos acontece neste sábado Á s 7h35 com o shake down dos carros, que serão obrigados a passar pelos boxes. Em seguida, Á s 8 horas, cada um dos dois grupos de 17 carros terá 65 minutos para treinar. O segundo livre acontece a partir das 11h50 e a definição do grid de largada da corrida de domingo Á s 11 horas será a partir das 16 horas.

A Stock Car tem o patrocÁ­nio da Pirelli, além do copatrocÁ­nio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava e da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot. A organização e a realização são da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).