Stock: Valdeno Brito é o primeiro pole do Velopark

Paraibano confirma domínio nos treinos livres e abre grid de estreia do circuito gaúcho

Talvez o prêmio nem represente muito para quem ganhou a histórica corrida do milhão de dólares no Rio de Janeiro em janeiro, mas o paraibano Valdeno Brito (Cosan/Boettger) acrescentou mais 10 mil reais ao patrimônio pessoal ao conquistar a pole da prova inaugural do Velopark, circuito gaúcho erguido em Nova Santa Rita e que neste domingo receberá a terceira etapa da Stock Car em 2010. A sessão classificatória foi tão disputada que o “Expresso da Paraíba” precisou aguardar por alguns minutos antes da divulgação do resultado final, em vista da possibilidade de empate na segunda colocação das três melhores voltas do decisivo Q3.

Valdeno até brincou com a sorte. “Tem alguma coisa com o dinheiro que não sei o que é, mas parece que, aonde eu vou, ele vai atrás”, disse, contente em se tornar o primeiro a faturar o dinheiro extra que os promotores da categoria passaram a oferecer ao pole a partir deste fim de semana. E ficou contente também ao inscrever seu nome nos anais do novo autódromo. “Esta é uma pista bastante seletiva, difícil de acertar o carro. Mas a equipe me deu um carro bom desde a sexta-feira. Piorou apenas um pouco na primeira bateria classificatória, mas o problema foi resolvido na segunda e ele ficou perfeito”, acrescentou. “Piloto sem equipe não tem carro. O mérito também é deles”, reverenciou.

Como era esperado, em função do equilíbrio da categoria e das reduzidas dimensões de um traçado de apenas 2.162 metros de comprimento, detalhes mínimos fizeram toda a diferença. Xandinho Negrão (Medley), por exemplo, foi o primeiro na lista dos eliminados no Q1, ao perder a vaga para Tarso Marques por apenas 11 milésimos de segundo. Mas ele recebe o resultado com serenidade, creditando-o simplesmente ao imponderável. “Outros carros da equipe, como o do Cacá Bueno e do Daniel Serra, entraram em 13º e 15º. Ou seja, fizemos tempos praticamente iguais. Um décimo a menos me daria o 10º lugar, mas isso vale para quase todo mundo”, resignou-se com a 17ª posição.

O líder Max Wilson (RC) partirá em 5º, enquanto o atual campeão Cacá Bueno – alijado do Q3 – sairá em 7º. A corrida, com duração de 37 voltas, começará às 11 horas e a TV Globo promete exibir largada, flashes e bandeirada ao vivo. No mesmo horário, no entanto, o SporTv exibirá a prova sem interrupções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *