Super GT: Chuva minimiza desvantagens de João Paulo em Sugo

Vencedor da última corrida, brasileiro foi o mais rápido com pneus Yokohama e o segundo melhor da Nissan.

A chuva praticamente não deu trégua nos treinos livres que abriram as atividades para a quinta etapa do Campeonato Japonês de Super GT, a principal competição de Gran Turismo do Oriente que será disputada domingo (27/7) em Sugo. “Os dois treinos aconteceram com pista bastante molhada. Só secou um pouquinho no fim da primeira sessão, quando eu consegui fazer um tempo bom”, conta o brasileiro João Paulo de Oliveira, 12º colocado. Mesmo sem grandes expectativas para o fim de semana, o piloto oficial da Nissan foi o melhor colocado entre os que competem com os pneus Yokohama e o segundo GT-R mais rápido. A dupla da Honda Loic Duval (FRA) e Katsuyuki Hiranaka (JAP) foi a mais rápida na sexta-feira.

Como a previsão é de tempo chuvoso para a definição do grid de largada e para a corrida, João Paulo aproveitou bastante ostreinoslivrespara acumular o máximo possÁ­vel de informações e tentar minimizar as desvantagens que enfrenta nesta etapa. “Andamos bastante. Pudemos analisar os pneus de chuva e percebemos que ainda estamos bastante atrás da concorrência. Também tentamos encontrar outras soluções, pois somos o segundo carro mais pesado da categoria, com 130 kg de lastro”, lembra. Após a vitória na etapa passada, na Malásia, ele ganhou 50 kg de lastro, além dos 80kg que todos os carros da Nissan são obrigados a carregar até o final da temporada.

Com todas essas dificuldades, o brasileiro não está muito otimista para o restante do fim de semana. “Minhas expectativas não são muito boas. Nosso pneu de chuva não encontra seu desempenho ideal, ainda mais com todo esse peso. Não existem milagres. O 12º lugar hoje foi circunstancial. Em condições normais provavelmente vamos ficar lá atrás”, se lamenta JP, como ele é conhecido no Japão. E mesmo se o tempo melhorar em Sugo, o piloto enxerga muitas dificuldades. “Escolhemos os compostos mais duros. Já que estamos mais pesados, precisamos controlar o desgaste dos pneus. Vai ser difÁ­cil”, garante.

Quem está sorrindo após as primeiras atividades é Honda, que ocupou as três primeiras colocações do dia. “A pista é favorável a eles. Seus carros também têm metade do peso inicial do nosso GT-R, apenas 40 kg”, afirma João Paulo, que prevê um domÁ­nio da montadora na classificação e na corrida. No entanto, de 2001 até 2006 as vitórias em Sugo sempre ficaram com a Toyota, que colocou seus melhores carros na quinta e sexta colocações. No ano passado a Honda venceu pela primeira vez e a Nissan nunca teve um triunfo nesta pista neste século.

Confira o resultado dos treinos livres desta sexta-feira em Sugo:
1º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min24s719;
2º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min25s806;
3º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX (B), 1min26s179;
4º) Sebastien Phillipe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), 1min26s197;
5°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min26s201;
6º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min26s367;
7º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min26s511;
8º) André Couto (POR)/Toranosuke Takagi (JAP), Toyota SC430 (B), 1min26s532;
9º) Bjorn Wirdheim (SUE)/Akira Iida (JAP), Toyota SC430 (B), 1min26s646;
10º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min27s026;
11º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min27s163;
12º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min27s673;
13º) Michael Krumm (ALE)/Masataka Yanagida (JAP), Nissan GT-R (B), 1min27s854;
14º) Ronnie Quintarelli (ITA)/Naoki Yokomizo (JAP), Nissan GT-R (B), 1min27s873;
15º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min28s253;
16º) Takeshi Tsuchiya (JAP)/Hiroaki Ishiura (JAP), Toyota SC430 (Y), 1min30s488.