Super GT: João Paulo de Oliveira larga na primeira fila no Japão

Brasileiro busca vitória em Fuji para ser o segundo maior vencedor da temporada.

O brasileiro João Paulo de Oliveira garantiu neste sábado (08/11) um lugar na primeira fila no grid de largada para a nona etapa da Super GT, principal competição de carros esportivos do Oriente. Debaixo de muita chuva o piloto marcou a segunda melhor marca da fase final do treino classificatório no autódromo de Fuji. “Fui o mais rápido de manhã, quando estava chovendo forte, e o segundo colocado na Superlap. Depois de hoje, posso dizer que estou muito confiante, faça chuva ou faça sol”, afirma. A prova de encerramento da temporada acontece neste domingo (09/11).


 


O resultado de João Paulo poderia ter sido ainda melhor. Ele deu uma escapada de pista durante sua volta rápida e ficou sem chances de colocar seu GT-R na primeira colocação. “Cometi um erro que me custou quase um segundo, logo na primeira curva. Só que voltei e descontei oito décimos de segundo nos dois últimos setores. Realmente, não esperava estar tão veloz assim”, conta. O brasileiro foi o mais rápido entre todos os pilotos da Nissan e também o mais bem colocado entre os que utilizam pneus Yokohama, cujos compostos geralmente não apresentam seu melhor desempenho com a pista molhada.


 


João Paulo busca agora sua segunda vitória no ano e ser o segundo maior vencedor da temporada. “Minha perspectiva é muito boa. Estar largando da primeira fila facilita bastante as coisas. Preciso ter paciência, pois a corrida será longa e tenho tempo pra buscar a vitória”, explica o esportista, que ganhou a quarta etapa, em Sepang, na Malásia. A única dupla que venceu mais de uma corrida na temporada é formada por Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), que lidera a temporada e subiu três vezes no lugar mais alto do pódio em 2008.


 


O brasileiro garante que partir das primeiras colocações será vantajoso para traçar sua estratégia durante os 230 km da corrida. “Está posição de largada me beneficia, pois me deixa bem à frente dos outros que estão brigando pelo campeonato. Portanto, posso fazer minha corrida sem me preocupar com eles”, comenta JP, como ele é conhecido no Japão.


 


Estes são os 10 primeiros do grid em Fuji:


 


1º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX (B), 1min42s661;


2º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min42s883;


3º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min42s932;


4º) Takeshi Tsuchiya (JAP)/Hiroaki Ishiura (JAP), Toyota SC430 (Y), 1min43s280;


5º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min43s563;


6º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min43s585;


7º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min43s602;


8º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min44s216;


9º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min44s398;


10º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min45s008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *