O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan Z) foi o terceiro mais rápido nos treinos livres para os 300 km de Sugo, quinta etapa do Campeonato Japonês de Super GT, que será disputada neste domingo (23/7). “Fui o terceiro tempo hoje (sexta-feira), mesmo andando pouquÁssimo tempo. Por enquanto está tudo indo bem, espero que continuemos andando bem amanhãâ€, anima-se o atual campeão japonês de Fórmula 3.
As duas sessões de treinos de sexta-feira foram realizadas sob chuva, e a previsão é a mesma para sábado, quando será realizado o treino classificatório. Mesmo tendo marcado um bom tempo, João Paulo torce para que a condição climática mude. “Espero que seque. A previsão é chuva cedo e ir secando Á tardeâ€, aponta o brasileiro, que tem grande preocupação com a posição de largada, pois o circuito de Sugo é muito estreito e travado, dificultando as ultrapassagens, principalmente quando os competidores da GT500 começarem a alcançar os retardatários da GT300, carros que são cerca de sete segundos mais lentos por volta. “A equipe optou por classificar amanhã com meu companheiro para essa corrida, e ele foi lento. Ficou a dois segundos do meu tempo e isso me preocupaâ€, disse João Paulo sobre o japonês Naoki Yokomizo, explicando que a opção é feita pelos times no ato da inscrição, e não pode ser alterada. “No seco acredito que ele pode ser rápidoâ€, aposta.
Depois de algumas provas sem alcançar bons resultados João Paulo está otimista em alcançar um bom desempenho na quinta etapa, que marca exatamente a metade da temporada nipÁ´nica de Super GT. “Esse circuito é bom para o nosso carro em qualquer circunstância. Só precisamos acertar bem, como fizemos hoje no molhado. Mesmo andando pouco, fiquei satisfeito com o carro. A modificação que fizemos na suspensão dianteira parece estar mostrando resultadosâ€, confia o brasileiro. Os lÁderes do campeonato Daisuke Ito/Ralph Firman, com Honda NSX, fizeram apenas o oitavo tempo.
Os tempos dos treinos livres de sexta-feira na Super GT500 foram:
1 – 32 Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 1min28s411;
2 – 23 Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 1min28s467;
3 – 3 João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 1min29s266;
4 – 12 Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 1min29s706;
5 – 18 Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 1min29s946;
6 – 22 Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 1min29s974;
7 – 1 Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 1min30s481;
8 – 8 Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 1min30s884;
9 – 36 Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 1min30s943;
10 – 100 Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 1min31s056;
11 – 25 Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 1min31s206;
12 – 35 Naoki Hattori / Peter Dumbreck (Toyota SC), 1min31s776;
13 – 6 Akira Iida / Tatsuya Kataoka (Toyota Lexus SC430), 1min31s990;
14 – 24 Erik Comas / Masataka Yanagida (Nissan Fairlady Z), 1min32s494;
15 – 66 Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 1min33s200.
A classificação do Campeonato Japonês de Super GT500 após quatro etapas está assim:
1 – 8 Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 50;
2 – 18 Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 43;
3 – 36 Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 37;
4 – 22 Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 35;
5 – 100 Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 32;
6 – 23 Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 29;
7 – 12 Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 25;
8 – 35 Naoki Hattori / Peter Dumbreck (Toyota SC), 23;
9 – 1 Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 21;
10 – 6 Akira Iida / Tatsuya Kataoka (Toyota Lexus SC430), 20;
11 – 3 João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 17;
12 – 25 Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 11;
13 – 24 Erik Comas / Masataka Yanagida (Nissan Fairlady Z), 7;
14 – 32 Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 6;
15 – 66 Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 4 pontos.